O Governo do Amazonas disponibiliza aos produtores rurais o Programa de incentivo à utilização de máquinas e implementos agrícolas para a mecanização de áreas produtivas. O Promecanização está inserido no programa de Governo como uma linha de crédito subvencionada para promover o aumento da produção de alimentos.

 
O programa que é operacionalizado por meio de convênio celebrado entre a Secretária de Estado da Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), tem como objetivo viabilizar financiamentos para a contratação de serviços de máquinas e implementos agrícolas, visando tornar a atividade agropecuária mais eficiente e eficaz.
 
FOTO: DIVULGAÇÃO/AFEAM
FOTO: DIVULGAÇÃO/AFEAM

De acordo com o presidente da Afeam, Evandor Geber Filho, o programa traz aos produtores rurais maior competitividade e viabilidade econômica. “O Promecanização abrange todos os municípios do Estado do Amazonas, por meio de financiamentos subvencionados ao produtor, que tem a oportunidade de elevar significativamente e de forma sustentável a produção da agricultura familiar. O programa não estimula o desmatamento de mata primária”, destacou Evandor.

 
A iniciativa prevê beneficiar agricultores familiares e produtores rurais em atividade mínima de dois anos, que explorem as áreas de pastagem, capoeiras alteradas ou degradadas. O Atendimento ocorre por meio do Idam.
 
Investimento – Até o momento, foram realizadas cerca de 750 operações de crédito, com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões destinados à correção de solo, cultivo de fruticultura, extração de óleo de copaíba, horticultura, custeio da pecuária, pesca artesanal, piscicultura entre outros.

 

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas

Leia mais

JAMBUBIER, CERVEJA AMAZÔNICA, PARTICIPA DE FEIRA NACIONAL

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenal – Santa Catarina é palco para apresentação da c…