Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ampliação da oferta de assistência social para populações indígenas e comunidades ribeirinhas é a principal bandeira defendida pelo Amazonas durante o Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), que teve inicio nesta quarta-feira, 23 de março, em Roraima.

Liderada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a bancada amazonense é formada por gestores de 12 municípios do Estado, incluindo Manaus e Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

De acordo com a secretária executiva da Seas, Jane Mara Moraes, a proposta é aprimorar a oferta dos serviços realizados no Estado e nos municípios. “Em primeiro lugar, vamos discutir as nossas especificidades regionais, pensar o trabalho para as populações indígenas e na construção de metas e estratégias para atendimento da população em processo de envelhecimento, das desigualdades de gênero, enfrentamento da pobreza e da violência contra os jovens e mulheres”, explicou.

Encontro Nacional – Além dos debates promovidos entre os representantes dos sete estados da região Norte, o encontro vai nortear gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para que, juntos, possam elaborar propostas para o avanço na política pública da assistência social e balizar os pontos que serão debatidos durante o Encontro Nacional do Congemas, que ocorrerá em Brasília, ainda este ano.

“Uma das propostas com que o Amazonas pretende contribuir é com a realização de um levantamento dos custos da assistência social no Estado. Com isso, vamos saber quanto custa para garantirmos os direitos das populações vulneráveis”, completa a secretária.

Durante o encontro, que acontece também nesta quinta-feira, 24, também serão discutidos os temas: Construindo o Plano Decenal da Assistência Social; Prioridades e Objetivos do Plano Decenal de Assistência Social: Diagnostico e Prognóstico para orientação da Política de Assistência Social; Prioridades e Objetivos do Plano Decenal de Assistência Social.

Nivelamento – Ainda entre as ações promovidas pelas Seas, na última terça-feira, 22 de março, o órgão promoveu o primeiro Encontro de Nivelamento para os funcionários do Prato Cidadão. O evento foi realizado com o objetivo de disseminar informações acerca dos serviços socioassistenciais do Suas, a importância do papel da secretaria na condução da política de assistência social no Estado e melhoria na oferta dos serviços nos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional da gestão pública.

*Jornal de Humaitá- Com informações da assessoria.

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Amazonas
Comentários estão fechados.

Verifique também

MPT encontra indícios de demissão discriminatória por idade na Estácio de Sá

Levantamento feito em uma lista de 77,8% dos professores dispensados mostra que eles têm m…