Em nome do governador José Melo, o vice-governador expressou os agradecimentos pelo apoio e colaboração recebidos do Consulado do Japão na gestão de Kazuo Yamazak.

(Foto: Divulgação)
Cônsul geral do Japão no Amazonas, Kazuo Yamazaki e o vice-governador Henrique Oliveira, na sede do Governo. (Foto: Divulgação)

As parcerias econômicas e culturais e a boa relação com o Japão foram reconhecidas pelo Governo do Amazonas com a entrega de uma placa de agradecimento ao cônsul geral do Japão no Amazonas, Kazuo Yamazaki, que está deixando o consulado, após dois anos na função. Kazuo Yamazaki foi recebido pelo vice-governador Henrique Oliveira, na sede do Governo, na manhã desta quarta-feira, dia 23 de março, junto com o cônsul geral adjunto, Takahiro Iwato, que fica interinamente na função até a escolha de um novo nome.

Em nome do governador José Melo, o vice-governador expressou os agradecimentos pelo apoio e colaboração recebidos do Consulado do Japão na gestão de Kazuo Yamazaki, destacando a colaboração na economia – o Japão é o país com o maior número de indústrias no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus –  além de intercâmbios culturais promovidos pela comunidade nipo-brasileira local.

“O Japão mostra que fez o dever de casa e é um grande parceiro em todos os momentos do Governo do Estado do Amazonas”, ressaltou o vice-governador, ao destacar a parceria com o Consulado do Japão que permitiu a implantação recente em Manaus da primeira escola pública brasileira bilíngue em Português-Japonês.

A Escola Estadual Djalma da Cunha Batista, no Coroado, foi inaugurada no último dia 15 de fevereiro na abertura do ano letivo e tem no seu programa, além do Português, o ensino da língua japonesa. Algumas disciplinas, como Matemática e Ciências, são ministradas nas duas línguas.

Ao destacar a colaboração e o apoio mútuo entre Japão e  o Amazonas, Kazuo Yamazaki, disse apostar no futuro e confiar nas potencialidades do Brasil e do Estado para vencer a crise e continuar investindo em projetos como o da Escola Djalma da Cunha Batista. Ao lembrar que, ano passado, foram celebrados os 120 anos de amizade entre Brasil e Japão, ele agradeceu o apoio recebido para cerca de 40 eventos locais realizados pelo consulado em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (SEC).

“Essa parceria foi muito boa, especialmente no ano passado, quando os dois países celebraram os 120 anos de amizade. Nessa ocasião, recebemos grande colaboração do Governo do Estado, sobretudo da Secretaria de Cultura para vários eventos culturais”, disse Yamazaki.

*JORNAL DE HUMAITÁ – COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Vulgo ‘Dois Reais’ é preso com munição cal.40 em Humaitá

Força Tática do 4°BPM (Humaitá) efetuou a prisão de Jhon Vagner Souza da Silva, 26 anos, m…