O próximo festival está previsto para acontecer no dia 11 de março no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida. Nele, acadêmicos promovem atividades esportivas gratuitas às crianças e jovens de 4 a 13 anos de idade

-500x329- Fotos: Rafael Sampaio
Foto: Divulgação/Rafael Sampaio

A Coordenação do Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus 2016 – Cool Manaus – entregou os certificados de participação aos alunos de Educação Física que atuaram no Festival Transforma, evento que reúne modalidades olímpicas e paralímpicas voltadas para alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 4 a 13 anos. O último aconteceu no dia 26 de fevereiro, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignolia, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

Para receber os certificados, mais de 60 acadêmicos estiveram na sede do comitê. O documento garante um acréscimo de 20 horas complementares necessárias para a colação de grau. Outros 19 alunos serão agraciados na tarde da próxima quarta-feira (9). Ainda durante o evento, eles participaram de palestras e discutiram as possibilidades de otimização visando o próximo Festival Transforma, previsto para acontecer dia 11 de março no Centro de Convivência do Idoso do bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus. Após o sucesso do último festival, a próxima edição volta ao formato de “mini festival”, sempre no horário de 7h às 11h.

Evolução social – E se engana quem pensa que apenas a certificação interessa aos acadêmicos. A possibilidade de contribuir com uma evolução social é o principal interesse para muitos deles que escolheram o esporte como profissão. É o caso de Dheigson da Rocha, 26, que cursa o 5º período do curso de Educação Física. “Trabalhar com criança é o melhor momento, pois em cada atividade que praticamos podemos mudar a forma dela pensar, dar a elas a oportunidade de conhecer pessoas novas e perceber que o mundo pode ser ainda maior do que estão acostumadas a ver. Pode representar um novo norte para a vida delas”, comenta.

Para a estudante Jéssica Sena, 21, participar do Transforma é uma grande chance profissional para todos os alunos de Educação Física. “É uma oportunidade enorme porque podemos trabalhar com crianças com deficiência, apresentar modalidades adaptadas para elas e serve, ainda, para fugirmos da teoria vista na faculdade e aprender as características destas modalidades na prática”, celebra a acadêmica do 7º período.

Mais festivais – Programado para ocorrer especificamente em escolas, o Transforma também promove o encontro de novos talentos para o esporte brasileiro, instruindo estes alunos desde o início da vida escolar nas práticas e valores esportivos e olímpicos. No Amazonas, o projeto também engloba as comunidades no entorno, ampliando assim seu campo de atuação.

Até outubro de 2016 estão previstas outras 10 edições do Festival Transforma, sendo nove “mini festivais” e um grande festival com estimativa de atender mais 6.600 alunos.

Para o coordenador do Cool Manaus 2016, Mário Aufiero, o legado deixado pelo programa é o principal benefício que os Jogos Olímpicos têm a trazer para o Brasil. Para ele, construir uma mentalidade calcada nos valores promovidos pelos Jogos Olímpicos é um caminho para o fortalecimento de uma cultura solidária para as próximas gerações. “São atividades e valores fundamentais, tanto na construção de uma geração de atletas como na construção de um povo cada vez mais sintonizado com as boas ações”, disse o coordenador durante a última edição do evento.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Esporte

Leia mais

Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

São Paulo, novembro de 2017 – Basta o Verão se aproximar para voltar a preocupação c…