Foi realizada na Delegacia da PRF em Vilhena/RO, nesta segunda-feira(29), uma operação conjunta da PRF e do IBAMA com o objetivo de fiscalizar o ARLA32.

ARLA 32 é um reagente que é usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel. O ARLA 32 é uma solução a 32,5% de ureia de alta pureza em água desmineralizada que é transparente, não tóxica e de manuseio seguro. Ele não é explosivo, nem inflamável nem danoso ao meio ambiente. Ele é classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos. Não é um combustível, nem um aditivo de combustível e precisa ser utilizado em um tanque específico em seu veículo diesel SCR. O abastecimento é feito de forma semelhante ao diesel. Se você derramar ARLA 32 em suas mãos, basta lavá-las com água.

Desde 2012, a maioria dos veículos pesados fabricados no Brasil, como caminhões e ônibus, passaram a contar com a tecnologia SCR. Para esses motores, o uso do Flua (Arla 32) é obrigatório, assim como o Diesel S-10.

Foram abordados e fiscalizados cerca de 10 veículos, sendo que 3 deles apresentaram irregularidades, desde adulteração do produto ate a presença de emuladores q burlam a leitura realizada pelo computador de bordo. foram feitas 6 autuações, 3 pela PRFf e 3 pelo IBAMA. os motoristas, juntamente com os veículos foram encaminhados para a Policia Civil local e podem responder ainda pelo crime de ” causar poluição” tipificado no art 54 da lei de crimes ambientais.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios…