Obra mostra estudos e pesquisas sobre o turismo no Amazonas por meio de conexão entre os espaços urbano e natural

(Foto: Divulgação/ Joelma Sanmelo)
(Foto: Divulgação/ Joelma Sanmelo)

A conectividade entre a natureza e a urbanidade no turismo da Amazônia é retratada no livro “Chão e Vão: Uma Amazônia Construída” (Paco Editorial), das autoras Amanda Cristiane da Silva Morais Ramos, professora visitante da pós-graduação em Gestão e Produção de Eventos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Márcia Raquel Cavalcante Guimarães, professora do curso de Turismo, da pós-graduação em Gestão e Produção de Eventos; Turismo e Desenvolvimento Local da UEA.

O lançamento será no dia 21 (segunda-feira) de março, na Livraria Saraiva do Shopping Manauara, às 19h. Essa data foi escolhida em função das comemorações do Dia Internacional da Floresta. Para as autoras, o livro simboliza um presente para a região, já que a Amazônia é o principal objeto de estudo realizado.

A obra foi dividida em duas partes: uma para relatar o diálogo da natureza com o turismo, ao mostrar a importância dos alojamentos de floresta como fio condutor no desenvolvimento econômico e sustentável para o Amazonas. A outra traz o aproveitamento turístico da paisagem urbana da Amazônia ao contar a história da Avenida Sete de Setembro, onde o passado e presente conseguem se encontrar e dialogar.

(Foto: Divulgação/ Joelma Sanmelo)
(Foto: Divulgação/ Joelma Sanmelo)

Dissertações – O livro é a reunião de dissertações das professoras turismólogas e pesquisadoras da área de turismo, Amanda Cristiane da Silva Morais Ramos e Márcia Raquel Cavalcante Guimarães. Essas dissertações são frutos do 1º MINTER da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em Turismo e Hotelaria na região Norte.

A publicação atenderá uma demanda extremamente carente de publicações em turismo no Amazonas e na região, que reflitam a realidade amazônica e sobretudo, escrito por pesquisadores locais dedicados aos estudos das especificidades da atividade turística na Amazônia. Voltado para estudiosos da região, assim como planejadores e gestores públicos, “Chão e Vão: Uma Amazônia Construída” já está disponível para todo o país na livraria virtual da Paco: goo.gl/e6bEAX e para ler uma parte da obra acesse o link: editorialpaco.com.br/livro/chao-e-vao/

 

Sobre as autoras – Amanda Cristiane da Silva Morais Ramos é pesquisadora, turismóloga e mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI-SC. Dez anos como docente nos cursos de Turismo e Tecnologia em Hotelaria em instituições de ensino superior em Manaus. Professora visitante da pós-graduação em Gestão e Produção de Eventos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Márcia Raquel Cavalcante Guimarães é pesquisadora, turismóloga, mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI-SC. É professora do curso de Turismo, da pós-graduação em Gestão e Produção de Eventos; Turismo e Desenvolvimento Local da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente, desde 2005, atuou também nos cursos de Turismo em outras instituições de ensino superior em Manaus.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

(Foto: Divulgação/ Joelma Sanmelo)
(Foto: Divulgação/ Joelma Sanmelo)
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …