(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016 recebeu, nesta terça-feira, 19 de abril, o cônsul da Colômbia em Manaus, José Gilberto Rojas, para tratar de projetos de sustentabilidade, acessibilidade e legado que serão executados durante o Revezamento da Tocha Olímpica e irão beneficiar as cidades de Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo. As ações serão desenvolvidas por meio do Programa “Abraça Sustentabilidade”, da Rio 2016, que será executado no Amazonas.

Segundo o coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, a finalidade é incluir grandes trabalhos relacionados ao tema nas cidades que irão receber o revezamento da tocha. “Dentro de um mês vamos apresentar para o Rio 2016 todo o nosso trabalho de sustentabilidade que será executado. Queremos incluir ainda Presidente Figueiredo e Iranduba na sustentabilidade. Nossa ideia é executar tudo e deixar um legado sustentável para estes municípios”, explicou.

O cônsul José Gilberto Rojas destacou que a presença do consulado colombiano na reunião mostra a união do país vizinho, cuja seleção de futebol jogará em Manaus, em estreitar laços com a capital amazonense durante o período dos Jogos Olímpicos. “Para nós, ter nossa seleção jogando aqui é uma grande felicidade. Não só por estarmos na fronteira, mas também por permitir que muitos colombianos venham a Manaus. Queremos fortalecer os laços culturais e comerciais. Estamos na fronteira então vamos estreitar os laços”, disse.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador do grupo temático de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Manaus 2016, Marcelo Dias, e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Presidente Figueiredo, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

‘Abraça Sustentabilidade’ – É o programa oficial da Rio 2016 que vista a sustentabilidade dos jogos, envolvendo acessibilidade e legado. Voltado para as cidades-sede que recebem os jogos de futebol do Torneio Olímpico Rio 2016, o programa envolve o melhor descarte de resíduos e embalagens, reutilização da agua, economia de energia, substâncias e materiais nocivos e também a arborização em torno do estádio.

O nome escolhido busca motivar o engajamento das pessoas, convidando-as a fazer parte da transformação promovida pelo evento. Elementos visuais mais notáveis dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as marcas caracterizam os eventos, representando sua essência, seus valores e conceitos. Os Jogos Rio 2016 são geridos pelos quatro princípios para os sistemas de gestão de sustentabilidade: responsabilidade, inclusão, integridade e transparência.

FOTOS: DIVULGAÇÃO / COMITÊ MANAUS 2016

Load More Related Articles
Load More In Destaque
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…