(Foto: Divulgação)
O cônsul em exercício, Takahiro Iwato, destacou que o país irá colaborar com o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus para fortalecer as ações da comunidade japonesa no estado. (Foto: Divulgação)

O coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 26, com o cônsul em exercício do Consulado Geral do Japão em Manaus, Takahiro Iwato, para tratar de estratégias e parcerias entre o Amazonas e o país visando os Jogos Olímpicos. A seleção de futebol japonesa masculina jogará no dia 4 de agosto com a Nigéria, às 21h, e no dia 7 de agosto, às 21h, com a Colômbia, na Arena da Amazônia. 

O encontro aconteceu na sede do consulado, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, e também contou com a participação do presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), Ken Nishikido; o presidente da Associação Civil de Divulgação Cultural Japonesa de Manaus, Kiyoyuki Saito; o vice-cônsul de Cultura, Yoshinari Oda; o vice-cônsul da Segurança, Jun Tagushi; e a assessora de Cultura do Consulado; Sandra Nagase.

Entre os assuntos discutidos, destacaram-se a divulgação do Amazonas no Japão, parcerias com a comunidade japonesa no Estado para o Programa Transforma, que promove esportes olímpicos e paralímpicos, além da participação no programa de voluntariado local. O presidente da Nippaku, Ken Nishikido, colocou a associação à disposição para mobilizar voluntários que falam japonês para atuar nos Jogos Olímpicos em Manaus.

“A Colômbia e o Japão, principalmente, são países estratégicos para nós. O primeiro por causa da proximidade com o nosso Estado e o segundo em virtude da grande presença de japoneses aqui e a interação cultural, que é muito forte”, afirmou Mário Aufiero.

O cônsul em exercício, Takahiro Iwato, destacou que o país irá colaborar com o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus para fortalecer as ações da comunidade japonesa no Estado e proporcionar uma ótima experiência para os turistas japoneses que vierem assistir aos jogos na cidade.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Cidades
Comentários estão fechados.

Verifique também

Yared defende livre circulação no trânsito para polícia municipal

O texto também prevê como infração grave estacionar o veículo onde houver acesso a ciclovi…