Brasil

Cuidado com o golpe da pílula que te deixa mais inteligente!

Cuidado com o golpe da pílula que te deixa mais inteligente!

Investigamos a verdade por trás de um esquema fraudulento de vendas de uma pílula milagrosa que faria você ficar 100% mais inteligente!

Na segunda quinzena de setembro de 2015, um anúncio pago apareceu no Facebook prometendo uma nova medicação quefaria qualquer pessoa ficar muito mais inteligente. A pílula Neurofos seria uma revolução da medicina, fazendo com que as pessoas que tomassem o produto passassem a utilizar 100% do cérebro!

A tal pílula – que teria o poder de fazer o seu Q.I. aumentar em 47% – teria inspirado até o filme “Sem Limites”, em Hollywood esua eficácia teria sido comprovada por inúmeras instituições de renome, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As propriedades milagrosas desse medicamento teriam sido até matérias em revistas conhecidas como a Superinteressante e a Forbes e toda essa maravilha da medicina moderna está à sua disposição por 6 módicas parcelas de R$59,92!

Milagre da medicina promete fazer você usar 100% do seu cérebro! Pura enganação!

Milagre da medicina promete fazer você usar 100% do seu cérebro! Pura enganação!

Mas antes que você gaste o seu dinheiro com essa besteira, aí vai um alerta:

CUIDADO COM O GOLPE!

A primeira coisa que chama a atenção no anúncio é que ele já aparece com um primeiro erro: Afirma que com a tal fórmula (que acabava de ser “legalizada”) faria com que quem a tomasse passaria a usar 100% do cérebro!

Já mostramos aqui no E-farsas, em 2014, que essa história de que utilizamos apenas 10% do nosso cérebro é uma lenda, um mito! Para saber mais sobre essa mentira, clique aqui. Um grupo de cientistas que levaram anos para criar uma pílula assim deveriam saber que as pessoas já usam 100% do cérebro….

O site que anuncia os benefícios do Neurofos é uma cópia descarada do site da revista Superinteressante justamente para enganar os mais incautos e conquistar as suas futuras vítimas. Não vamos colocar o link do referido site falso aqui, mas você pode ver um print de uma dessas páginas fraudulentas aí abaixo:

Golpistas usam aparência do site de uma revista conhecida para tentar ludibriar suas vítimas!

Golpistas usam aparência do site de uma revista conhecida para tentar ludibriar suas vítimas!

No texto onde os criminosos tentam “te empurrar a mercadoria”, os golpistas afirmam que:

“[…]nós aqui da revista [Superinteressante] decidimos verificar se o suplemento realmente era aquilo tudo que prometia ser. No final, resolvemos escolher nosso editor-chefe, Carlos Ferreira, para ser a cobaia.[…]“

Olha aí mais uma mentira: Diferente do que é mencionado, o editor-chefe da revista Superinteressante é Denis Russo Burgierman.

No dia 23 de setembro de 2014, alguns desses sites engana-trouxa passaram a mudar o layout da página, imitando a aparência de uma revista masculina de língua inglesa, mas mantendo o mesmo conteúdo mentiroso!

O site que estávamos pesquisando foi registrado na internet no dia 26 de agosto de 2015, mas nos comentários falsos que aparecem no final da página é dito que muitos já tomam o tal remédio há mais de um mês! Como isso é possível?

comentarios_neurofos

Mais um detalhe: Não há nenhuma matéria na revista Exame a respeito desse “medicamento”!

Contradições

Também é de se estranhar que, nos comentários do site, algumas pessoas terem afirmado que já tomam as pílulas milagrosas há mais de um mês, sendo que no próprio site é afirmado que o produto só começou a ser vendido no dia 11 de setembro

E como ele só foi lançado agora, se ele inspirou o filme Sem Limites em 2011?

A tal pílula seria famosa entre os megaempresários norteamericanos, no entanto só encontramos resultados para “Neurofos” em páginas de língua portuguesa… Estranho, né?

Além disso, é muito estranho que uma empresa que venda produtos online tenha seus dados protegidos no domínio. Sites de comércio eletrônico precisam ser transparentes, para qualquer um poder averiguar a idoneidade daquela loja!Esconder os dados de quem registrou o domínio faz aumentar ainda mais da desconfiança.

Cérebro “turbinado”

Nos sites que divulgam essa maravilha da medicina (estamos sendo sarcásticos aqui, essa pílula NÃO CUMPRE O QUE PROMETE!) há uma imagem mostrando dois cérebros. Um supostamente estaria sob o efeito do Neurofos e o outro, ao lado, seria um cérebro “normal”:

Não

Não acreditem nessa imagem!

Na verdade, essas imagens são de cérebros sob efeito de álcool, como podemos ver aqui no NeuroWiki. A foto foi invertida e no rodapé foi acrescentado o nome da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ah! Nem é preciso explicar aqui que uma pesquisa no site da citada universidade não há nenhuma menção ao estudo mencionado, né? Os golpistas citaram a universidade apenas para dar mais credibilidade à sua pílula inócua, assim como fizeram com a revista Forbes:

For

Imagem adulterada da revista Forbes!

Na verdade, a edição da revista Forbes usada no site desses criminosos não cita em nenhum momento o Neurofos. O artigo é de 2002 e fala sobre as pesquisas a respeito dos mistérios do cérebro humano, uma área relativamente nova na época!

Imagem real da matéria da Forbes!

Imagem real da matéria da Forbes!

A reprodução do site da Forbes prova que os falsários adulteraram o título da matéria para te ludibriar!

Vídeos não funcionam

Esses tipos de golpistas usam as mesmas técnicas de enganação que já mostramos aqui no E-farsas em outras ocasiões, como naquele golpe da mãe que ganha 16.000 por mês trabalhando em casa e a da venda do extrato de Goji do Tibete pra emagrecer: Colocam vídeos de matérias falsas que atestariam os benefícios do produto. No caso desses criminosos, nem os vídeos funcionam! São apenas fotos!

Vpideos

Os vídeos seriam matérias veiculadas em grandes telejornais, mas que, na verdade, são apenas fotos!

O nome “Neurofos” não está registrado no INPI e tampouco possui numero de registro no Ministério da Saúde!

Ligamos para a ANVISA, através do 0800 642 9782, e fomos informados que de acordo com a RDC 27/2010, os complementos vitamínicos e minerais são isentos de aprovação da Anvisa.

Por esse motivo, a empresa por trás dessa enganação teve que mudar a forma como vende essas pílulas, explicando que:

“As substâncias contidas no suplemento são de origem 100% natural, e já vêm sido usadas isoladamente há séculos, sem nenhum prejuízo. Além disso, após diversos testes clínicos, nenhum paciente apresentou sinais de efeitos colaterais.”

O rótulo do produto diz que a sua fórmula (que se apresentava como uma revolução na indústria médica lá no começo, lembra) é composta apenas de:

  • Soja e peixe
  • Estereato de magnésio vegetal (que é apenas um substrato)
  • Silicato de cálcio (um anti-ácido)
  • Dióxido de silicone (Não encontramos silicone sob a forma de dióxido. Caso encontrem, escrevam nos comentários)
  • Gelatina
  • Extrato de eleuthero (que é o ginseng)
  • Ácido alfa-lipóico (antioxidante)
  • Vitamina B12
  • Vitamina B6
  • Vitamina E

Ou seja, por ser um complemento vitamínico e mineral, não há a necessidade de ser registrado no Ministério da Saúde. Você também pode criar o seu próprio complemento e sair vendendo por aí, pelo que entendemos disso tudo!

O próprio Ministério da Saúde avisa que complementos alimentares não ajudam em nada no nosso organismo e são, portanto, totalmente dispensáveis!

Mais enganação na hora de comprar

No site que vende essas pílulas milagrosas também são usadas outras técnicas que fazem com que o possível comprador (ou a possível vítima) fique mais influenciado a comprar o produto: Ao entrar no site, um relógio começa a mostrar os segundos que faltam para acabar a promoção, no entanto tudo não passa de um script simples que gera esse contador toda vez em que se entra no site:

contador

Entramos em contato

Para que não sejamos taxados aqui como tendenciosos, ligamos para o número do telemarketing para ouvir o outro lado e a atendente nos informou que essas pílulas (que é vendida como o que há de mais moderno na medicina) é apenas um suplemento que ajuda a combater o cansaço e que também ajuda na memória, mas que eles não tem mais nenhuma informação como, por exemplo, quem seria o farmacêutico responsável pelo produto.

Quanto ao registro junto ao Ministério da Saúde, a atendente nos informou o que já sabíamos: Que os suplementos desse tipo são dispensados da autorização do órgão que controla os medicamentos no Brasil.

A atendente também nos informou que se quiséssemos mais detalhes, deveríamos esperar o produto chegar em casa para ler no rótulo dos suplementos!

Reclamações diversas

No site ReclameAqui, referência no Brasil sobre a reputação das empresas brasileiras, podemos encontrar várias reclamações sobre o Neurofos e também da empresa que está tentando empurrar um produto ineficaz para seus clientes. Para todas as reclamações, a empresa responde da mesma forma: Que já entrou em contato com o cliente para resolver todas as questões. Uma resposta automática!

As respostas dessa empresa ao ReclameAqui são tão genéricas e automáticas que até mesmo quando um usuário (que não comprou o produto) resolveu apenas avisar que comprar essas pílulas é uma cilada, a resposta foi a mesma:

Repostas genéricas no Reclame Aqui até mesmo para quem não comprou o produto milagroso! :)

Repostas genéricas no Reclame Aqui até mesmo para quem não comprou o produto milagroso! 🙂

Atualização

O mesmo produto mudou de nome (talvez, para tentar driblar as fiscalizações e enganar mais gente)! Agora, ele também é vendido como FOCUS X, mas o sistema de engana-trouxa é o mesmo! 

Conclusão

Não caia nesses golpes! Não existe nenhum medicamento que faz você ficar mais inteligente e você já usa 100% do seu cérebro! Inteligente mesmo seria você denunciar esse tipo de crime para a Anvisa, através do telefone 3397-8278 (para quem mora em São Paulo) ou 0800 642 9782.

Fonte: E-Farsa

Comentários

Comentários

Brasil

More in Brasil

Veja: Ainda dá tempo de ter o próprio negócio em 2017

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Manicoré-AM

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

José Ricardo volta a cobrar instalação da CPI da Saúde

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Em Manicoré, menor de 15 anos é apreendido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e ameaça

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Polícia Militar prende homem suspeito de trocar tiros com facção rival em tapauá

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

3 brasileiros morrem a cada 5 minutos nos hospitais por falhas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Ônibus de Apuí(AM) com destino a Porto Velho (RO) capota

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus novembro 22America/Manaus 2017

PM prende homem acusado de Latrocínio em Manicoré

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá