Governador josé melo em .FOTO - VALDO LEÃO / SECOM
Governador José Melo em Ipixuna. (FOTO – VALDO LEÃO / SECOM)

O Governador José Melo anunciou nesta quarta-feira, 30 de março, que vai investir em novas obras de infraestrutura e educação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município de Ipixuna (a 1.380 quilômetros de Manaus), localizado na Calha do Juruá. O anúncio foi feito durante a inauguração do novo Núcleo de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município.

Na solenidade, que contou com a presença de representantes do poder executivo estadual e municipal, o Governador José Melo destacou que, entre as obras que vão ser realizadas na cidade, está a pavimentação do ramal Pernambuco, que fica na zona rural da cidade, e que serve para escoar as produções agrícolas e de pecuária das famílias da região. Estão também no pacote de investimentos para o município: a construção do Sistema de Água tratada na comunidade Porto Alegre, a reforma da Escola Estadual Armando Mendes e a implantação de uma escola de tempo integral. As obras que vão ser realizadas em Ipixuna fazem parte da agenda de compromisso do Governador José Melo, que segue nesta quarta-feira para os municípios de Envira e Eirunepé.

Ainda em Ipixuna, Melo inaugurou o sistema viário que recebeu um investimento na ordem de R$ 18 milhões. Foram revitalizadas 42 ruas, perfazendo um total de 19,90km de vias pavimentadas com serviço de drenagem, meio-fio e calçadas. O governador ressaltou que o objetivo é fazer de Ipixuna um lugar ainda mais digno de viver, destacando a implantação do Plano Safra e o Banco do Povo para o desenvolvimento socioeconômico da localidade.

“Eu ainda vou fazer muitas obras nesta cidade que vão trazer muitas melhorias. Vamos enfrentar o desafio de pavimentar o ramal do Pernambuco para implementarmos um grande projeto de piscicultura e fruticultura colocando Ipixuna no Plano Safra. Teremos em julho a vinda do Banco do Povo para atender à demanda das pessoas. É um município distante e que tem um povo trabalhador e por isso o povo de Ipixuna merece nosso respeito e atenção”.

Universidade Estadual do Amazonas – O mais novo núcleo da UEA no interior do Amazonas vai beneficiar mais de 100 alunos de Ipixuna. O valor da obra é de R$ 5.321.309,00 e a estrutura da unidade conta com quatro salas de aula, laboratório de informática, laboratório padrão,  mini auditório, biblioteca, salas para administração, cantina, cozinha, dispensa, praça interna, banheiros masculinos e femininos.

O núcleo já possui em andamento os cursos de Tecnologia em Gestão Pública e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. O aluno do curso de Gestão Pública, Rômulo Goes, 30, já vislumbra um futuro promissor. “A UEA tem ajudado todos na formação. É uma honra estar recebendo, porque traz oportunidades em nossa terra para que, no futuro, possamos ter grandes profissionais em nosso município”.

A UEA já possui 37 cursos regulares e 29 cursos de oferta especial. No interior do Amazonas, a instituição possui seis Centros de Estudos Superiores: Itacoatiara, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé e 12 Núcleos de Ensino: Boca do Acre, Careiro Castanho, Coari, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Manacapuru, Maués, Manicoré, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo e Nova Olinda do Norte.  Atualmente, novos núcleos estão em construção nos municípios de Boa Vista do Ramos, Barcelos, São Sebastião do Uatumã e Jutaí.

Entrega de tablets – O governador José Melo ainda repassou tablets educacionais para 52 professores que atuam na rede municipal de Ipixuna. A ação é parte das ações do Pacto pela Educação do Amazonas, que busca suscitar dos poderes públicos municipais o empenho em priorizar a Educação, trabalhando medidas para elevar os indicadores educacionais de seus respectivos municípios. Os professores contemplados com o repasse dos tablets educacionais correspondem ao número total de professores da rede pública municipal que atuam ministrando aulas para turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Cidades
Comentários estão fechados.

Verifique também

Amazônia é o “futuro do Brasil”, Diz Jair Bolsonaro

Em visita a Manaus Bolsonaro opinou sobre a Amazônia para a multidão e disse que no solo d…