No dia 14 de maio, sábado, o Instituto Orbitato situado em Pomerode/SC em parceria com a empresa ArtZone irá realizar o II Encontro de Estamparia, das 10h às 17h. O objetivo do evento é de aproximar interesses em comum, aprofundar perguntas, e coletivizar respostas. O evento é gratuito e conta com o apoio das empresas Metalnox, SPGPrints, Real Estúdio e Rolic. A programação segue com exposições, painéis e palestras. Para participar das atividades é necessário fazer inscrição pelo e-mail secretariaacademica@orbitato.com.br.

Os promotores do encontro pretendem levantar fatos, perguntas e ideias que levem a ampliar fronteiras e oportunidades.  O primeiro encontro foi muito proveitoso e aponta para a realização de uma continuidade. A primeira edição do evento surgiu em outubro de 2015 em Blumenau, organizado por Edgar Treis, proprietário da empresa ImageCor, atual SPGPrints.

O encontro é uma oportunidade para buscar respostas para algumas perguntas como:  O que falta para que o desenho de nossos profissionais de criação se imponha no mercado brasileiro e internacional, se do ponto de vista criativo e de imagens, o Brasil é tão rico? O que falta para o desenho brasileiro disputar o mercado interno e mundial de igual para igual com o desenho importado, de primeira linha, que custa muito mais que o nosso? Ou que ações podem ser tomadas para acertar mais nas coleções ao ponto de reduzir as sobras de estoques, que estatisticamente no Brasil, são sempre maiores que as vendas?

Para a Diretora do Instituto Orbitato Celaine Refosco, foi o início de uma aproximação importante entre diferentes atores deste fazer, que atualmente oferece diversas oportunidades que estão inexploradas. “O mercado de criação e de desenvolvimento de produtos têxteis de moda foi a base temática daquele evento, que contou com desenhistas, gravadoras de cilindros de impressão rotativa, separadores de cor, estilistas e outros profissionais do fluxograma de criação e desenvolvimento. Apesar do desaquecimento do mercado brasileiro, o volume de negócios na área de criação e desenvolvimento de produtos têxteis de moda é muito importante para o equilíbrio econômico e social de inúmeras comunidades e áreas de trabalho, especialmente a produção de artes para estamparia”, diz ela.

Espaço para exposições de trabalhos

 

Durante o evento haverá espaços para desenhistas e estúdios que tiverem interesse em expor seus trabalhos. O objetivo é uma análise de portfólio dos profissionais presentes para reconhecer talentos. É necessária uma inscrição antecipada para a definição da quantidade, tamanho e necessidades para a exposição pelo e-mailsecretariaacademica@orbitato.com.br. Os interessados devem estar no local a partir das 9h45min para expor seus trabalhos.

Confira a programação:

 

Início10h
Painel 1PanoramaArtZone SPGPrints Instituto Orbitato (Herculano Ferreira/Edgar Treis/Celaine Refosco)
 Exposição
Painel 2Como gerar oportunidades de negócios?

 

 

Apresentadores

ArtZone, SPGPrints, Instituto Orbitato, (Herculano Ferreira/Edgar Treis/Celaine Refosco)

Debatedores: Rolic, Real, Andarilha

Painel 3Quem desenha fala…Debatedores

Todos

Mediador

Celaine Refosco

PalestraSenão para fora, para onde olhar?

 

A oficina Andarilha se destina a criativos que buscam se inspirar em suas andanças cotidianas e em suas trajetórias de vida para criarem projetos autorais:

Um produto/marca, uma coleção de moda, um ensaio fotográfico, um site, um serviço.

Ana Luiza Gomes

 

Encerramento17h 

Serviço:

II Encontro de Estamparia

Dia 14 de maio, sábado, das 10h às 17h

Local: Instituto Orbitato – Rua XV de Novembro, n° 426 – Centro – Pomerode.

Para mais informações acesse www.orbitato.com.br.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria/por:  Karina Beatrice

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Publicidade
Comments are closed.

Leia mais

Era do ouro: Humaitá se torna potência econômica e turística no Amazonas

Cultura, turismo e emprego colocam Humaitá no Mapa do Turismo Brasileiro 2017 foi um ano i…