natação- FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEJEL
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEJEL

As braçadas mais experientes da natação local poderão ser vistas neste sábado, dia 30, durante a I etapa do Circuito Máster de Natação Paulo Caju. A competição, que inicia a partir das 8h, na piscina da Aquática Amazonas, localizada na avenida Ephigênio Salles, no bairro Parque DEZ, zona centro-sul, próximo ao viaduto da Avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife, conta com o apoio da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA), e do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Ao todo, serão 10 categorias em disputa, nos naipes masculino e feminino, onde cada uma terá cinco provas (50 metros livre, 50 metros costas, 50 metros peito, 50 metros borboleta e 200 metros livre), sendo elas: Pré-Master (20 a 24 anos), Máster B (25 a 29 anos), Master C (30 a 34 anos), Master D (35 a 39 anos), Master E (40 a 44 anos), Master F (45 a 49 anos), Master G (50 a 54 anos), Master H (55 a 59 anos), Master I (60 a 64 anos) e Master J (65 +).

Atletas renomados e de grande destaque na natação amazonense, como Thiago Nicolau (Master C), Mauro Vieiralves (Master E) e Maria de Nazaré, a ‘tia Naza’ (Master I), já garantiram vaga no evento. As inscrições para o Circuito acontecem até às 18h desta sexta-feira, dia 29, na Aquática Amazonas e custam R$ 15 por prova.

O homenageado

O Circuito Máster de Natação Paulo Caju teve a sua primeira edição em 2014, quando o nadador que leva o nome da competição ainda era vivo. Paulo Caju foi um dos atletas amazonenses de mais projeção, conquistando alguns títulos nacionais. Ele faleceu no início deste ano.

Destaque da natação amazonense na década de 80, Caju dominava as provas de livre, dos 100 aos 1500 metros. Campeão amazonense, norte-nordeste, brasileiro e sul-americano, ocupou posição de destaque no ranking mundial de categorias nas provas de 100 e 200 metros nado livre.

Cirurgião dentista por formação, Paulo Augusto ou “Caju”, ainda fez sucesso jogando polo aquático entre os amigos da aquática amazonense.

“Tivemos a oportunidade de homenageá-lo ainda em vida e ele serviu de inspiração para muitos atletas que vão participar da disputa. Onde quer que ele esteja, está olhando por nós e muito feliz por esta eterna homenagem”, disse um dos organizadores do evento, Fernando Gadelha.

A próxima etapa do circuito, de acordo com a organização, está prevista para acontecer no dia 18 de junho.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Artistas
Comentários estão fechados.

Verifique também

IESS divulga vencedores do VII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

Seminário "Qualidade e Eficiência na Saúde" contou com palestras especiais e apr…