Amazonas

Manaus: Comitê local avança com Plano Tático Integrado para Jogos Olímpicos

Manaus: Comitê local avança com Plano Tático Integrado para Jogos Olímpicos
comite olimpico de segurança

FOTO – ROBERTO CARLOS / SECOM

Os órgãos que compõem o Comitê Integrado de Segurança para os Jogos Olímpicos em Manaus aprovaram nesta sexta-feira, dia 1º de abril, a primeira versão do Plano Tático de Segurança Integrada do evento, que terá três rodadas duplas do Torneio Olímpico de Futebol na capital amazonense. Também foi apresentado o planejamento de segurança para a passagem da Tocha Olímpica, entre os dias 19 e 20 de junho. O fechamento do plano e um Seminário sobre Defesa Química, Biológica, Radiológica, Nuclear e Explosivos, encerraram o II Workshop de Entregas dos Jogos Rio 2016/AM, realizado desde quarta-feira (30) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Paralela ao evento, nesta sexta também foi realizada a primeira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada Regional para os Jogos Olímpicos (Cesir). Coordenada pelo secretário Estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, a reunião contou com a participação dos representantes dos Órgãos de Defesa Nacional, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do sistema de Segurança Pública do Estado.

A ameaça de terrorismo e a instabilidade política foram tratadas na reunião como os principais pontos de vulnerabilidade para o evento que terá quatro partidas do torneio de futebol masculino e duas do feminino, em rodadas duplas que acontecem nos dias 4, 7 e 9 de agosto na Arena da Amazônia. Segundo o secretário Executivo Adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, coronel PM Dan Câmara, a evolução do cenário mundial em relação ao terrorismo é uma preocupação real para todos que estão envolvidos com os jogos.

“Nós preocupa e a todas as autoridades a evolução do cenário mundial em relação aos atentados terroristas e a frequência com que têm acontecido. E também preocupa porque o evento Jogos Olímpicos traz consigo essas ameaças. Mas também nos tranquiliza um momento como este onde nós unimos o Cesir e todo o aparato de segurança, saúde e mobilidade urbana tratando dessa temática e identificando riscos para que possamos mapear ações que neutralizem esses riscos e, no mínimo, mitigam a possibilidade da ameaça, com uma capacidade já definida de resposta, caso aconteça alguma coisa”, ressaltou Dân Câmara.

O secretário Estadual de Segurança Pública, Sergio Fontes, ressaltou que o planejamento que está sendo feito para o período dos jogos inclui também a segurança da cidade de um modo geral e apresentou números que comprovam queda de 7% nos índices de homicídios em Manaus no primeiro trimestre do ano. Segundo Fontes, a meta é reduzir, em média, em 10% ao mês os índices de homicídios.

“Vamos ajudar o Governo Federal, mandando alguns policiais para o Rio de Janeiro, vamos ter que propiciar segurança para o nosso evento em Manaus e vamos ter que continuar mantendo o policiamento da capital em níveis normais para que a população não sofra em nada  com esse grande evento que a gente espera que só agregue e somente traga coisas boas para Manaus”, destacou o secretário.

O chefe de Operações Terrestres do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Antônio Barros, destacou o nível de integração entre as forças de segurança no Estado e disse que, apesar das ameaças, o país tem capacidade de garantir a paz durante os jogos. “Nós estamos aqui justamente para dar fórum a toda segurança necessária que as Olimpíadas no Estado, particularmente em Manaus, merecem. E nós somos profissionais da adversidade. É isso que nós estamos tratando. Temos uma capacidade ampliada, temos experiências aqui e eu fico com muita tranquilidade pelas capacidades que nós temos nas diversas instituições. A palavra chave é integração”, disse o general.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Urgente! Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Manicoré-AM

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

José Ricardo volta a cobrar instalação da CPI da Saúde

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Em Manicoré, menor de 15 anos é apreendido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e ameaça

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Polícia Militar prende homem suspeito de trocar tiros com facção rival em tapauá

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Ônibus de Apuí(AM) com destino a Porto Velho (RO) capota

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus novembro 22America/Manaus 2017

PM prende homem acusado de Latrocínio em Manicoré

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

Polícia Militar apreende contrabando de cigarros, Quelônios e cocaina em Manicoré- AM

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

PM PRENDE HOMEM ACUSADO DE ENTRAR EM SALÃO DE BELEZA E AMEAÇAR FUNCIONÁRIOS COM ARMA DE FOGO

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá