O Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), do Trabalho (Setrab) e da Segurança Pública (SSP-AM), com apoio da Superintendência de Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE-AM), oferece semanalmente os serviços de emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira de Identidade (RG) para pessoas com deficiências e seus familiares, na sede da Seped (avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.600, Adrianópolis, zona centro-sul).

Fomentar o trabalho, emprego e renda é um dos eixos de atuação do Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência. Pensando em dar uma maior abrangência a esse eixo, a Seped, em articulação junto à Setrab, fomenta e disponibiliza novas vagas, no mercado de trabalho.

As pessoas com deficiência que quiserem fazer parte do banco de dados da Seped, podem deixar seus currículos, acompanhados de laudos médicos, no setor de atendimento para posterior encaminhamento as empresas. Diariamente são disponibilizadas diversas vagas para pessoas com deficiência. As empresas interessadas em divulgar vagas na Seped, também podem entrar em contato com o órgão pelo 3878-0499 ou pelo email: imprensa@seped.am.gov.br.

Carteira de Trabalho – A emissão da CTPS acontece todas as terças feiras, das 8h às 11h, na sede da Seped, local de comodidade para a pessoa com deficiência e seus familiares, com atendimento específico que conta com Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o auxilio de pessoas surdas e acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e mobilidade reduzida, como é o caso de usuários de cadeiras de rodas, por meio de espaços amplos e rampas de acesso, bem como piso tátil que auxilia a orientação de pessoas cegas ou com baixa visão.

Para realizar a emissão da 1ª via são necessárias: cópias do RG, CPF ou CNH (caso tenha); título de eleitor; comprovante de residência (atualizado) e 1 foto 3×4. São necessários, na emissão de 2ª via: cópias do RG, CPF ou CNH (caso tenha); título de eleitor; comprovante de residência (atualizado); 1 foto 3×4; e carteira de trabalho (original). Em caso de perda/roubo, deve ser apresentado o Boletim de Ocorrência.

Carteira de Identidade – Na próxima quarta-feira, dia 6 de abril, e em todas as quartas-feiras, a Seped, em parceria com a SSP-AM, retoma o serviço de emissão de 1ª e 2ª vias da carteira de identidade.

Os documentos necessários para a emissão de 1ª via são: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); 3 (três) fotos 3X4 padrão para documento; cópia do CPF quando houver; comprovante de residência atual com CEP (original e cópia), – Água ou luz ou telefone fixo ou fatura de cartão de crédito. O comprovante de residência deverá estar no nome do próprio solicitante ou dos pais, ou dos avós.

Documentos necessários para a emissão de 2ª via: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); 2 (duas) fotos 3X4 padrão para documento; cópia do CPF, quando houver; comprovante de residência atual com CEP (original e cópia), – Água ou luz ou telefone fixo ou fatura de cartão de crédito. O comprovante de residência deverá estar no nome do próprio solicitante, ou dos pais, ou dos avós.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Governo
Comments are closed.

Check Also

Vulgo ‘Dois Reais’ é preso com munição cal.40 em Humaitá

Força Tática do 4°BPM (Humaitá) efetuou a prisão de Jhon Vagner Souza da Silva, 26 anos, m…