transfomar
Foto: Divulgação

Cerca de 15 mil alunos de 55 escolas de Manaus e da Região Metropolitana serão envolvidos na experimentação de valores e esportes olímpicos e paralímpicos por meio do Programa Transforma. O projeto foi lançado pelo Comitê Manaus 2016, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na manhã desta segunda-feira, 4 de abril, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Nascimento Braga, no bairro Compensa 2, zona oeste de Manaus.

“Esse é um projeto de engajamento, que realmente ensina valores e que vai apresentar e deixar como legado essas modalidades olímpicas e paralímpicas para as nossas crianças e adolescentes, que podem até se tornar, no futuro, grandes atletas”, afirmou o coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, é uma grande oportunidade para introduzir novos esportes nas escolas e incentivar os estudantes. “Esse é um dos grandes desafios que nós do Amazonas e no Brasil temos: dar a possibilidade de encontrar esses talentos que estão nas escolas. E o Transforma tem essa capacidade de trazer o primeiro contato para muitos alunos de como funcionam esses esportes”, disse.

Parceria – O Transforma é um programa de educação do Comitê Rio 2016 e está sendo implantado em Manaus em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seduc, sob a coordenação do Comitê Manaus 2016. O projeto leva modalidades olímpicas e paralímpicas pouco conhecidas como badminton, goalball, futebol de 5 e hóquei sobre grama para as escolas. No total, 100 professores de educação física da rede pública estadual que passaram por treinamento estão envolvidos na ação que será desenvolvida com alunos do ensino fundamental, com idade entre 4 a 13 anos.

Lançado em 2014, o Transforma já impacta mais de 2,5 mil instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Minas Gerais, com mais de um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade.

Festival – Além das atividades que irão iniciar nas escolas, o Comitê Manaus 2016 já realiza os Festivais Transforma, em parceria com as federações esportivas, secretarias estaduais de Educação (Seduc), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), da Pessoa com Deficiência (Seped) e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), para promover o contato da população com esportes olímpicos e paralímpicos.

Desde dezembro, foram realizadas três edições do projeto, em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticar diversas modalidades, como rugby, hóquei sobre grama, basquete em cadeira de rodas, canoagem, polo aquático, luta olímpica, judô, badminton, boxe, tênis de quadra, vôlei sentado, tênis de mesa, futebol de 5, goalball e atletismo adaptado.

Por: ALESSANDRO PINTO / COMITÊ MANAUS 2016

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Saiba o que muda com o desligamento do sinal analógico de TV

Sinal será desligado na região de Manaus em 30/5, mas o sinal digital já está disponível e…