O Instituto Alemão Franhoufer – Gesellschaft faz parte de uma associação que conta com 67 institutos espalhados por toda a Alemanha.

Parceria UEA e Instituto Fraunhofer_Fotos_Joelma Sanmelo (5)
(Foto: Joelma Sanmelo/UEA)

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA, Cleinaldo Costa, recebeu na manhã de segunda-feira (4), uma comitiva de pesquisadores do Instituto Alemão Fraunhofer – Gesellschaft. A associação é uma organização alemã de pesquisa, que conta com 67 institutos espalhados por toda a Alemanha, cada um deles tendo seu foco em um campo diferente da ciência aplicada. O encontro ocorreu na sede da reitoria da UEA, na Avenida Djalma Batista, bairro Flores em Manaus.

As duas instituições assinaram termo de cooperação técnica a fim de abranger as seguintes atividades: a) desenvolvimento de novos produtos e serviços para o mercado, auxiliados pela transferência de tecnologia e conhecimento; b) Auxiliar a UEA no desenvolvimento de grupos tecnológicos, em bio, micro, biomicro, tecnologia de microssistemas em softwares e movies, eletrônica, robótica, química, polímeros e materiais compostos; c) Visitas de profissionais responsáveis pelas atividades a curto e longo prazo; d) promover pesquisa e desenvolvimento conjunto; e) intercâmbio de dados e informações a respeito de tendências nas áreas acima mencionadas; outras atividades de mútua.

A cooperação deste acordo pretende abranger as seguintes atividades: desenvolvimento de novos produtos e serviços para o mercado, auxiliados pela transferência de tecnologia e de conhecimento. Além disso, auxiliar a UEA no desenvolvimento de grupos de pesquisa, visitas de profissionais responsáveis pelas atividades a curto e longo prazo, promover pesquisa e desenvolvimento conjunto; intercâmbio de dados e informações a respeito de tendências nas áreas acima mencionadas e outras atividades de mútua cooperação.

A comitiva do instituto alemão é composta pelo Prof. Dr. Thomas Otto –  Chefe dos cientistas de Microeletrônica e Nanotecnologia; Prof. Dr. Reinhard Streiter – Negócios para América Latina e Eng. Hernan Valenzuela – Representante Sênior para América do Sul.

Pesquisa Aplicada – Em novembro do ano passado, a UEA assinou um termo de cooperação técnica com o instituto Fraunhofer – Gesellschaft. O instituto é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa, com uma equipe de 23 mil pessoas em mais de 80 centros de pesquisa, incluindo 67 na Alemanha.

A equipe do Fraunhofer – Gesellschaft realiza pesquisa aplicada de utilidade direta para empresas públicas e privadas e com amplo benefício para a sociedade, além de promover uma presença conjunta no mercado de P&D. O termo de cooperação técnico – científico e intercâmbio científico com a UEA está voltado a atender os fins institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

Nos últimos 66 anos, a Fraunhofer-Gesellschaft cresceu e tornou-se uma das mais importantes organizações de pesquisa aplicada da Alemanha, e a maior da Europa. Suas atividades também ultrapassam as fronteiras europeias. Trabalhamos de mãos dadas com os melhores institutos de pesquisa em todo o mundo, para criar soluções inovadoras para a indústria, empresas no setor público e de serviços.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Educação
Comments are closed.

Leia mais

Criação de RDS do Rio Manicoré depende apenas de decisão do governo

“A criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Manicoré depende agora m…