As equipes dos três Bancos de Leite da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizam nesta quinta-feira (19), uma programação especial de sensibilização para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, as atividades incluem palestras educativas e distribuição de material informativo, levando à população orientações sobre o tema e divulgando a importância da doação de leite materno. O objetivo da mobilização, disse ele, é ampliar o número de doadoras de leite.

Durante a manhã, a partir das 8h, as atividades acontecem em dez Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), além da Unidade Básica de Saúde Leonor Brilhante e Centro de Convivência da Cidade Nova. As informações também serão intensificadas nas maternidades da rede estadual.

Atualmente, três bancos de leite funcionam na rede estadual de Saúde: o Banco de Leite do Amazonas, da Maternidade Ana Braga, o Fezinha Anzoategui, no Instituto da Mulher Dona Lindu e o Galileia, na Maternidade Azilda Marreiro.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Ana Braga, Elizabeth Hardman, essa ação é uma oportunidade para estimular a solidariedade entre as mulheres em fase de amamentação e ajudar a reforçar os estoques dos bancos de leite.

As mulheres em fase de amamentação que queiram colaborar com os bancos de leite não precisam se deslocar até os postos de coleta. É necessário apenas entrar em contato com uma das unidades do serviço ou um dos 17 postos de coleta e informar que querem ser doadoras. Uma técnica do serviço fará uma primeira visita à mãe para orientá-la sobre o procedimento correto para retirar e guardar o leite, até que o carro de coleta passe para pegar o produto.

No caso do Banco de Leite da Ana Braga, o contato por ser feito pelos telefones 3647-4234 e 3647-4235, no horário de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.  Os contatos com o Banco de Leite da Galileia podem ser feitos pelo telefone 3643-5523, 3643-5500 ou 98807-7973. O Banco de Leite Fezinha Anzoategui atende no número 3643-8146.  Sempre de segunda a sexta-feira.

Além do leite, o serviço também necessita de doações de frascos de vidros (embalagens de Nescafé ou maionese), que são utilizados como depósito no processo de coleta e armazenamento do produto, disponibilizado às maternidades.

Bancos de Leite Humano e seus postos de coleta:

Banco de Leite do Amazonas (Maternidade Ana Braga)
Postos de coleta vinculados:


1 – Cantinho da Amamentação – Maternidade Ana Braga;
2 – Cantinho da Amamentação da Maternidade Moura Tapajós;
3 – Cantinho do Leite Maria Adriana Moreira (Hospital Vó Mundoca/Borba).

4 – UBS José Amazonas Palhano

5 – Hospital Maria do Socorro Abreu (Manicoré)

6 – Maternidade Dona Nazira Daou

7 – P&G

8 – Hospital e Maternidade Chapot Prevost

 Banco de Leite Humano Fezinha Anzoategui (Instituto da Mulher Dona Lindu)
Postos de coleta vinculados:

1 – Hospital Samel Assistência Médica;
2 – UBS São Francisco;
3 – Instituto da Mulher Dona Lindu;
4 – Unimed
5 – Maternidade Alvorada.

6 – Maternidade Balbina Mestrinho

7 – Hospital e Maternidade Adventista

Banco de Leite Humano da Galileia (Maternidade Azilda Marreiro)

Postos de coleta  vinculados:
1- Maternidade Azilda Marreiro

2 – UBS Armando Mendes

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Manchete
Comentários estão fechados.

Verifique também

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…