Acre

AMANHÃ COMEÇA AS INSCRIÇÕES PARA O SISU 2016 – EDIÇÃO 2º SEMESTRE

AMANHÃ COMEÇA AS INSCRIÇÕES PARA O SISU 2016 – EDIÇÃO 2º SEMESTRE

Humaitá/AM – Começam no próximo dia 30, segunda feira as inscrições para participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – SISU 2016 edição 2º semestre. O programa que é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC), onde instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para cursos de graduação a estudantes que realizaram as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. As inscrições começam no dia 30 de maio e terminam as 23h59min do dia 02 de junho, para se inscrever os candidatos devem acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ e informar o número da inscrição e a senha cadastrada de participação no Enem 2015.

Nesta edição do SISU 2016 vão ser oferecidas 56.422 vagas para cursos distribuídos em 65 instituições de ensino superior espalhadas por todas as regiões do Brasil. A consulta das vagas e das instituições pode ser realizada no site do SISU.

No ato da inscrição o participante deve informar duas opções de curso obedecendo a sua ordem de preferência. Por exemplo, se os cursos pretendidos forem Odontologia e Direito, sendo Direito o curso de maior interesse do candidato, este na hora de realizar a inscrição deve informar o curso como sendo a sua primeira opção. Vale lembrar que durante o período de inscrições (30 de maio a 02 de junho) os candidatos podem alterar as opções, o sistema considera válida a última opção informada.

 

Como funciona o processo seletivo do SISU 2016

 

O processe seletivo do SISU 2016 começa logo após o encerramento do período de inscrições. O sistema informatizado irá selecionar de acordo com as opções de curso os candidatos que apresentarem as melhores notas do Enem 2016. Durante o processo seletivo é observado se o candidato optou por concorrer às vagas de ampla concorrência ou as destinadas as políticas de ações afirmativas (Lei de Cotas). Serão realizadas duas chamadas regulares, na primeira os candidatos podem ser classificados em qualquer uma das opções de curso, já na segunda chamada podem ser selecionados apenas os que não foram contemplados em nenhuma das opções de curso e os que foram selecionados com a segunda opção.

Ao final da chamada regular do SISU 2016, o sistema disponibiliza uma Lista de Espera com todas as vagas que não foram preenchidas. Os interessados dentro do prazo estipulado podem manifestar o interesse em participar da Lista de Espera. Na lista de espera do SISU 2016 o participante concorre apenas com a primeira opção de curso.

O MEC da às instituições de ensino superior que participam do SISU 2016 a liberdade de adotar pesos diferentes as notas que os candidatos conseguiram nas provas do Enem. Então é comum que uma instituição que ofereça um curso de engenharia dê um peso diferenciado a nota que o candidato recebeu na prova de Matemática e suas Tecnologias.

 

Cronograma oficial do SISU 2016

 

De acordo ao que foi divulgado pelo MEC o Cronograma da edição de segundo semestre do SISU 2016 ficou assim:

Período de Inscrições: 30/05 a 02/06

Resultado da Chamada regular: 06 de junho

Manifestar interesse em participar da Lista de Espera: 06 a 17 de junho

Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular: 10 a 14 de junho

Convocação dos candidatos selecionados na Lista de Espera: a partir de 23 de junho.

 

Fonte: http://sisu.mec.gov.br/inicial

Chamada-Regular-Resultado-Sisu-2016

Comentários

Comentários

Acre

More in Acre

PRF detém dupla por porte ilegal de arma de fogo

Jornal de Humaitá21 de outubro de 2016

Cenas Fortes: Em Rio Branco/AC vagabundo pega arma de policial e dispara na cabeça

Jornal de Humaitá16 de agosto de 2016

PRF apreende 35 quilos de cocaína na BR 317, em Xapuri/AC

Jornal de Humaitá5 de abril de 2016

PRF prende suspeitos de praticar roubo a residência na Br 364/AC

Jornal de Humaitá24 de março de 2016