Foto: Ilustrativa
Cidade de Humaitá, Sul do Amazonas, completa 147 anos. Foto: Ilustrativa

Humaitá(AM) – localizado ao sul do estado do Amazonas, o município de Humaitá comemora neste final de semana, seu 147º aniversário de fundação, com uma extensa programação que inclui inauguração de obras, exposições culturais, solenidade cívica e shows artísticos.

Segundo programação distribuída pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do município, as comemorações têm início na manhã de sábado (14.05), com a inauguração de 01 creche, 01 unidade básica de saúde e o novo mercado municipal.

A primeira obra a ser inaugurada, por volta de 09:00h da manhã será a creche municipal Dona Maria Bonfin Santiago da Cruz, localizada no bairro de São Cristóvão (zona sudoeste). A creche é uma de três que estão sendo construídas na cidade e foram viabilizadas com recursos do Governo Federal.

Em seguida será a vez da Unidade Básica de Saúde Irmã Maria Bernardes, no bairro São Francisco (zona sul), outra obra viabilizada com recursos federais. A UBS é um prédio moderno, construído dentro dos novos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Outras três serão inauguradas ainda em 2016.

Por fim, será entregue à população humaitaense o novo mercado municipal, localizado no centro histórico, à margem esquerda do rio Madeira, uma obra construída com recursos do Governo do Amazonas com a parceria da Prefeitura de Humaitá. O Mercado Municipal Hélio de Souza Lobo substitui o antigo mercado municipal, uma obra de mais de 25 anos que foi destruída pela histórica enchente do Rio Madeira em 2014.

O mercado possui 1.745 metros quadrados, conta com 65 boxes além de 90 pedras para comercialização de carnes e pescado. Na parte superior foi construído um mezanino de 320 metros quadrados, espaço climatizado onde serão instalados duas lanchonetes e um restaurante.

Outra novidade é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), responsável pelo tratamento de mais de 90% da água produzida pelos comerciantes e usuários do novo mercado.

Participam das inaugurações, além de convidados, autoridades locais e estaduais, dentre elas, o governador do Estado do Amazonas, José Melo de Oliveira e o prefeito de Humaitá Dedei Lobo.

DOMINGO

Já no domingo(15.05) será realizada a solenidade cívica na Praça Benjamim Constant (centro histórico), com hasteamento de pavilhões e desfiles de estudantes e representantes de instituições presentes no município, como Marinha, Exército, Polícia Militar, dentre outras. A solenidade está prevista para as 08:00h.

Ainda no domingo haverá exposições culturais, institucionais, atendimentos diversos em saúde, além de feira gastronômica com ênfase na culinária regional. Todas essas atividades serão realizadas na Praça Benjamim Constant, onde à noite devem acontecer vários shows artísticos com bandas regionais.

Por: Elias Pereira

Galeria de imagens da cidade de Humaitá no site JH (fotos Selecionadas).

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Comemoração
Comentários estão fechados.

Verifique também

Cabo Maciel destaca chegada de Jair Bolsonaro para compromissos em Manaus e Manacapuru

A chegada do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato à Presidência da Repúbli…