Amazonas

Defensoria Pública inaugura núcleo voltado à saúde e participa de campanha nacional em defesa do acesso aos serviços da área

Defensoria Pública inaugura núcleo voltado à saúde e participa de campanha nacional em defesa do acesso aos serviços da área

Rafael Barbosa

Rafael Barbosa

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugura, nesta quinta-feira, 5 de maio, a Defensoria Especializada em Direito à Saúde, na unidade da rua 24 de maio, 321, Centro, zona sul de Manaus. De acordo com o defensor geral da DPE-AM, Rafael Barbosa, o novo núcleo visa atender demandas de cidadãos relativas à saúde pública e privada. A inauguração marca, ainda, a participação da Defensoria do Amazonas na campanha nacional “Acesso à Saúde: garantir o seu direito é nosso maior feito”, que será lançada também nesta quinta-feira, em Brasília (DF).

De acordo com Rafael Barbosa, a abertura de um núcleo voltado à área da saúde, além de atender demanda reprimida e dispersa em outras unidades da Defensoria na área cível, está em consonância com o agravamento de problemas principalmente na saúde pública. Em razão da crise econômica, muitas pessoas migraram de planos de saúde privado para a rede pública, ampliando a procura por serviços públicos.

“Estamos adequando a estrutura da Defensoria para reforçarmos o atendimento em áreas de grande demanda e a saúde é uma delas, que passa a ter um núcleo especializado com capacidade de dar maior resolutividade em menor tempo às demandas dos nossos assistidos”, afirmou o defensor geral da DPE-AM.

O defensor público Maurílio Casas Maia, titular da nova Defensoria Especializada em Direito à Saúde, afirmou que o núcleo vai promover ações que visam solucionar conflitos ligados ao direito à saúde, judicialmente e extrajudicialmente, assegurando o acesso a serviços como fornecimento de medicamentos e produtos médicos, tratamentos de saúde e garantia de internações, no setor público. Na área privada, a atuação abrange a busca da garantia do cumprimento de contratos, por exemplo, em ações para reverter negativa de plano de saúde em fornecer tratamento prescrito por profissionais de saúde.

A Defensoria Especializada em Direito à Saúde realizará atendimentos na unidade da DPE-AM da rua 24 de maio, 321, Centro, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.

Campanha é lançada em Brasília
A campanha “Acesso à Saúde: garantir o seu direito é nosso maior feito” é promovida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), em parceria com as Associações Estaduais de Defensores Públicos. Rafael Barbosa participará do lançamento, nesta quinta-feira, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília (DF). A programação abrange o seminário “Defensoria Pública e o acesso à Saúde: a garantia de direitos em tempos de crise”.

De acordo com a Anadep, a Defensoria Pública realizou no Brasil, em 2015, mais de 590 mil atendimentos na área da saúde. Entre as principais demandas estão: falta de medicamentos, vaga em UTI, marcação de exames e de cirurgias, tratamento de câncer, fornecimento de fraldas (para idosos e pessoas com alguma deficiência) e suplementos alimentares para dietas especiais.

“Conforme a Constituição, a saúde é um direito de todos e se isto não está sendo cumprido, a Defensoria vai agir para garantir ao cidadão este direito. A campanha é importante porque mostra que nossa atuação na área é ímpar porque também atuamos coletivamente na área de saúde, beneficiando várias pessoas de uma única vez”, explica o presidente da Anadep, Joaquim Neto.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

​Editora Leya Realiza evento em Manaus para debater Universos Literários

Jornal de Humaitá17 de outubro de 2017

Nova Aripuanã: Vereador é feito refém com a família e filho é ferido durante crime

Jornal de Humaitá14 de outubro de 2017

População obriga Piratas comerem lama após roubo

Jornal de Humaitá3 de outubro de 2017

Governador prestigia Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte e visita obras no município

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Vereador denuncia atraso no pagamento do Tratamento Fora do Domicílio

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Comissão da Aleam aponta ‘vilões’ do entrave turístico de Manicoré 

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Dermilson Chagas discute demanda para o município de Borba

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Governador entrega trecho de 15 quilômetros da Rodovia Manoel Urbano e libera passagem de nível na Avenida das Torres

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Jogos Psicomotores das escolas da CD5 reúne escolas da Zona Leste para uma manhã de atividades

Jornal de Humaitá28 de setembro de 2017