O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) protocolizou na segunda-feira (16) no Ministério da Educação e Cultura (MEC) Ofício solicitando a criação de mais uma Universidade Federal no Amazonas. Em 2013, a proposta já havia sido encaminhada a esta pasta em forma de Indicação, assinada pela maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“O Amazonas tem uma população de cerca de 3,8 milhões de habitantes e um vasto território a ser desenvolvido, mas até hoje, o Estado só tem uma Universidade Federal. Então, como aproveitar a riqueza humana, cultural e natural que temos se não há ambiente para realizar este trabalho? Por isso, defendemos a criação de mais uma universidade para ampliar a oportunidade de ingresso daqueles que podem se qualificar intelectualmente e assim contribuir com o avanço do Estado”, afirmou.

O parlamentar enfatizou ainda que a ausência de outras universidades federais é um dos fatores que agrava os baixos índices de educação no Amazonas, que figura entre os estados com os mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH – 0,674 – ocupa o 18º lugar, segundo Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013), e Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (IDEB).

Ao considerar que, no último dia 9 de maio, a presidente Dilma Rousseff (PT) assinou Projeto de Lei que cria mais cinco universidades federais, José Ricardo acredita que o momento seja propício para atender esta antiga demanda dos amazonenses.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Politíca
Comments are closed.

Leia mais

Criação de RDS do Rio Manicoré depende apenas de decisão do governo

“A criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Manicoré depende agora m…