Hospital-Santa-Julia-saúdeA Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informa que o Hospital Santa Júlia, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), retomará, nesta segunda-feira, dia 11, o serviço de internação e cirurgias de transplante e pós transplante de rins. O atendimento ambulatorial dos pacientes renais já havia sido regularizado no dia 27 de junho.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, o atendimento está sendo retomado após a regularização dos repasses federais ao Hospital Santa Júlia, que é o serviço credenciado pelo Ministério da Saúde para este tipo de atendimento na rede pública. A Susam, segundo ele, vem acompanhando o processo e tem feito todos os esforços para agilizar a retomada das cirurgias.

O secretário ressalta que o Governo do Amazonas tem adotado medidas para ampliar o atendimento aos pacientes renais, de forma a garantir a oferta de cirurgias e, também, do serviço de hemodiálise, na rede própria do estado. “A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) está sendo preparada para se tornar a referência da rede pública para o atendimento aos renais crônicos, inclusive, credenciada junto ao Ministério da Saúde para a realização de transplantes de rim”, afirmou.

O primeiro passo, segundo o secretário, já foi dado, com a implantação, em abril deste ano, do serviço de hemodiálise na FHAJ. O serviço começou atendendo a 31 pacientes e hoje já está estruturado para 96. A expectativa, com as obras de adequação que estão sendo feitas no hospital, é que, até o final do ano, aumente a capacidade da unidade para absorver 300 pacientes, sendo o maior centro de diálise do estado.

Além da nova frente de atendimento para os renais crônicos representada pelo serviço que está sendo estruturado na FHAJ, a Susam mantém convênio com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e, ainda, com mais quatro clínicas especializadas para oferta de hemodiálise, entre elas o Hospital Santa Júlia.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Cidades
Comments are closed.

Leia mais

Criação de RDS do Rio Manicoré depende apenas de decisão do governo

“A criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Manicoré depende agora m…