Semana Mundial de Aleitamento Materno1Uma homenagem às mães doadoras de leite humano marcou, nesta quarta-feira (03), as comemorações pelo aniversário de seis anos de funcionamento do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoetegui, vinculado ao Instituto da Mulher Dona Lindu. A comemoração faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), e que tem como objetivo promover e estimular o aleitamento materno. 

Todas as maternidades da rede estadual de saúde e os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) estão desenvolvendo atividades com esse foco, nesta semana. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, informa que as atividades encerram sábado (06), com um ‘Mamaço’ (evento em que as mães estarão amamentando simultaneamente), no Largo São Sebastião, às 16h30.

Semana Mundial de Aleitamento MaternoNo aniversário do BLH Fesinha Anzoategui, uma das homenageadas foi Querolin Natacha Góes da Silva, 24 anos, que durante o período de um ano e quatro meses doou 30 litros e 100 ml de leite.  O filho de Querolin, de um ano e oito meses, ainda não desmamou, mas ela já pensa em como será doloroso esse processo. “Se pudesse escolher, não deixaria de amamentar. Sei que quanto mais eu alimento meu filho, mais produzo leite e posso doar. Fico triste com a possibilidade de, daqui a algum tempo, não poder mais ajudar”, disse.

De acordo com a diretora do Instituto da Mulher Dona Lindu, Grasiela Leite, o banco, que tem sete postos de coleta a ele vinculados, tem uma atuação que vai além da captação e doação de leite. No local, disse ela, as mães recebem orientação de nutricionista, com relação à alimentação complementar, após os seis meses de idade do bebê, e também acompanhamento para que possam voltar ao peso normal depois do parto.

A coordenadora do BLH Fesinha Anzoategui, Tânia Ramires, disse, durante a programação de aniversário, que há previsão de inauguração de dois novos postos de coleta de leite ainda este ano. “Dessa forma, vamos poder beneficiar ainda mais crianças”, acrescentou.

A coordenadora ressalta que, em seis anos de funcionamento, o BLH Fesinha Anzoategui arrecadou quatro mil litros de leite. Ao todo, 18 mil crianças foram beneficiadas. “Gostaria de dizer às mães que, quando se doa leite, na verdade está se doando amor. A criança que vai receber este leite, recebe vida, e isso torna o nosso trabalho valoroso e nos dá a sensação de dever cumprido, amor à profissão e nos faz esquecer das dificuldades.”, declarou.

Programação – Na Maternidade Balbina Mestrinho as ações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno acontecem até esta quinta-feira (04), com distribuição de folders informativos para as pacientes internadas na unidade e acompanhantes, às 10h e às 14h. Na Azilda Marreiro as atividades de orientação acontecem às 9h e 14h e na Alvorada às 9h30 e 14h30. Na sexta-feira (05), as equipes dos Bancos de Leite Humano estarão de 8h às 12h nos CAICs, fazendo atividades de orientação e cadastro de novas doadoras. A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno encerra no sábado (06) com um ‘Mamaço’, no Largo São Sebastião, às 16h30.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Vulgo ‘Dois Reais’ é preso com munição cal.40 em Humaitá

Força Tática do 4°BPM (Humaitá) efetuou a prisão de Jhon Vagner Souza da Silva, 26 anos, m…