Cidades

Cerca de 300 pessoas participam de bate-papo literário com Milton Hatoum na UEA

Cerca de 300 pessoas participam de bate-papo literário com Milton Hatoum na UEA

Evento foi transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube. Livro “Dois Irmãos” serviu de inspiração para minissérie da Rede Globo.

Milton Hatoum na UEA

Foto: Divulgação

“Sempre torço para que a leitura seja prazerosa”. A afirmação é do escritor amazonense Milton Hatoum durante bate papo literário para cem torno de 300 alunos na sede da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O tema principal do bate-papo foi a obra “Dois Irmãos”, leitura obrigatória do Vestibular da UEA. “Quando você lê um romance e depois conversa com o escritor, aprendemos mais. Cada leitor tem a sua imaginação, particularidade, leitura especifica. Então, algumas são até desconcertantes. O diálogo é sempre enriquecedor”, salientou o escritor Milton Hatoum.

A palestra aconteceu nesta sexta-feira (26), às 9h, na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, nº. 3578, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. O evento foi transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube, e é uma realização da UEA, através do programa Pré-Calouro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a essência desse primeiro encontro é conhecer a literatura, mas entender o papel no dia a dia. “É importante colocar o autor frente aos leitores e deixar o diálogo fluir. O melhor caminho é colocar os leitores em contato com autores que compõem a nossa literatura amazonense e mundial”, destacou o reitor Cleinaldo Costa.

Para os futuros alunos que desejam ingressar na UEA, Milton Hatoum dá uma dica. “A melhor coisa é ler e reler a obra e fazer as anotações para conseguir entender a obra”, observou o escritor.

Autor e Obra
O romance Dois Irmãos, publicado em 2000 e autoria de Milton Hatoum, conta a história da relação conturbada entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. A obra também serviu de inspiração para a Rede Globo que gravou a minissérie “Dois Irmãos”, escrita por Maria Camargo e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A minissérie está prevista para ser exibida em janeiro de 2017.

Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus. Em 1967 mudou-se para Brasília, onde estudou no Colégio de Aplicação da UnB. Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.

Pré-Calouro UEA
O programa Pré-Calouro é uma iniciativa do Governo do Amazonas, executada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da qual são oferecidas aulas diárias de disciplinas do Ensino Médio com vistas à preparação de alunos para o exame Vestibular.

As aulas (Português, Literatura, Redação, Matemática, Física, Química e Biologia) estão sempre disponíveis no canal da UEA, via YouTube, podendo ser acessadas a qualquer momento e repetidas de acordo com a necessidade do aluno. Este ano, o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), acontecerá no dia 22 de outubro, e o vestibular da UEA nos dias 23 e 24 de outubro. Além do ambiente Web, as aulas serão exibidas na TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 7h30 e reprise às 19h.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Anúncios

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Vídeo: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Humaitá

Jornal de Humaitá18 18America/Manaus outubro 18America/Manaus 2017

Nova Aripuanã: Vereador é feito refém com a família e filho é ferido durante crime

Jornal de Humaitá14 14America/Manaus outubro 14America/Manaus 2017

Jogos Psicomotores das escolas da CD5 reúne escolas da Zona Leste para uma manhã de atividades

Jornal de Humaitá28 28America/Manaus setembro 28America/Manaus 2017

Foragido da Justiça é preso em Humaitá-AM

Jornal de Humaitá27 27America/Manaus setembro 27America/Manaus 2017

Ordem de invasão da Rocinha saiu de dentro de presídio federal em Porto Velho-RO

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus setembro 22America/Manaus 2017

Vídeo: Vereador João Aragão desabafa nas Redes Sociais

Jornal de Humaitá16 16America/Manaus setembro 16America/Manaus 2017

Produtores rurais de Manacapuru são capacitados para o uso correto de agrotóxicos

Jornal de Humaitá15 15America/Manaus setembro 15America/Manaus 2017

​SEDUC divulga lista dos vencedores da I Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas

Jornal de Humaitá12 12America/Manaus setembro 12America/Manaus 2017

DER entrega projeto para construção do novo terminal do Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná

jornal de Humaitá5 05America/Manaus setembro 05America/Manaus 2017