A Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realiza, nesta segunda-feira, dia 15 e terça-feira, dia 16, visita técnica ao município de Manacapuru, a 68 quilômetros em linha reta de Manaus. O objetivo é acompanhar as ações realizadas pela Secretaria de Saúde Municipal em relação à oferta de tratamento, descentralização do serviço de diagnóstico, atividades de prevenção e fluxo de atendimento para pacientes com doenças sexualmente transmissíveis.

A Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais tem atuação vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

De acordo com a coordenadora estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, os municípios próximos a Manacapuru também participarão, apresentando as ações que estão colocando em prática para prevenção e oferta de tratamento para as doenças sexualmente transmissíveis. “Essas visitas acontecem periodicamente nos municípios e a intenção é saber como as ações estão sendo desenvolvidas, quais as dificuldades e que estratégias podem ser adotadas para garantir o acesso ao tratamento e, principalmente, evitar o aumento do número de casos de doenças como o HIV/AIDS”, ressaltou.

Além dos técnicos da coordenação, também participam da visita membros de movimentos sociais, que vão discutir junto com as lideranças sociais locais como está sendo executado o trabalho de prevenção, principalmente com as populações de risco de transmissão, moradores de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.

Na próxima semana, nos dias 22 e 23 de agosto, a visita técnica acontece no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros em linha reta de Manaus e 270 quilômetros pela rodovia AM-010.

Load More Related Articles
Load More In Cidades
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…