Intitulado Baja UEA, projeto é de alunos de Engenharia da Universidade do Estado do Amazonas e ganhou prêmio de melhor equipe da Região Norte.

Carro off-road Baja UEAFruto de uma pesquisa desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa do Amazonas (Pró-Estado), o veículo off-road para competições (veículo para fora da estrada) será exposto nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto no Manaus Plaza shopping, zona centro-sul da cidade, na exposição intitulada Baja UEA.

O veículo foi produzido a partir de pesquisas dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De acordo com a gerente de gestão da equipe, Lorena Valente, o evento visa apresentar o trabalho feito pelos alunos, dando mais visibilidade ao projeto do qual os estudantes conquistaram o prêmio de melhor equipe da região Norte, na Competição Nacional Baja SAE, de São José dos Campos, em São Paulo.

“É muito gratificante participar de um projeto como esse e a ajuda da Fapeam foi essencial para a realização do processo de construção do veículo. O resultado disso foi a conquista na Competição em São José dos Campos, sem contar a troca de experiências e conhecimentos que tivemos. Agora queremos mostrar os resultados do nosso trabalho também para a comunidade local”, disse Lorena.

O mini-baja é um veículo para fora da estrada (off-road), com capacidade para um tripulante de até 1,90m de altura e 113,4 kg de massa. Ele ficará exposto no 2º piso do shopping, por quatro dias, e o evento é aberto ao público. O horário de funcionamento será das 10h às 21h na sexta e sábado, de 13h às 21h no domingo e de 10h às 20h na segunda-feira.

Para o capitão da equipe do projeto Baja, Matheus Cervo, a exposição é uma oportunidade de mostrar que a Engenharia do Amazonas tem competência para obter resultados significantes em nível nacional.

“Além disso, o projeto ajuda os alunos a desenvolver conhecimento prático, incentivando-os a fazer pesquisa e publicar artigos, pois é isso que pretendemos: atrair mais pessoas para a área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com foco em automobilismo”, afirmou Matheus.

Sobre o Pró-Estado – O Pró-Estado, programa da Fapeam, tem como objetivo fortalecer e incentivar o desenvolvimento de iniciativas que ampliem a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação Stricto Sensu, além de apoiar ações de formação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Estado.

O projeto Baja UEA começou em 2012, mas a execução foi iniciada em julho de 2015. Atualmente conta com 23 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da UEA.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Cidades
Comentários estão fechados.

Verifique também

IESS divulga vencedores do VII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

Seminário "Qualidade e Eficiência na Saúde" contou com palestras especiais e apr…