Semana da Pátria e do Amazonas
Semana da Pátria e do Amazonas

Foi aberta nesta quinta-feira, 1º de setembro, a programação da Semana da Pátria e do Amazonas 2016. Com a temática “Educação transformando vidas”, o evento deve mobilizar mais de sete mil estudantes. O fogo simbólico da Pátria que marca o início da programação foi aceso na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, pelo governador em exercício, deputado estadual Belarmino Lins.

As programações cívicas são direcionadas para estudantes e a comunidade em geral, e tem por objetivo destacar os fatos históricos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província (5) e da Independência do Brasil (7). “Nos chama para despertar o patriotismo e a confiança no futuro do País. Entendo que ela sempre nos trás a ênfase do orgulho de ser brasileiro”, disse Belarmino Lins.

No dia 5 de setembro, às 7h30, acontece a Homenagem Póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha (1º presidente da Província do Amazonas). A solenidade será na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), no Centro, zona Sul. Às 10h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, também no Centro, acontece o Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado.

Com aproximadamente 7 mil estudantes, da rede estadual e municipal de ensino, bem como alunos da rede privada, o desfile escolar começará às 17h. Como acontecem tradicionalmente, os desfiles serão no Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.

No total, 15 pelotões vão passar na tradicional “avenida do samba”. “Além das escolas temos os escoteiros e igrejas. Temos envolvimento de sete mil alunos com uma grande novidade: esse ano, além de Manaus, estamos trazendo alunos de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Uma inovação nessa programação onde vamos destacar o poder transformador da educação”, ressaltou o secretário estadual de educação, Algemiro Ferreira.

Os municípios de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva fazem parte da Região Metropolitana de Manaus e estão localizados, respectivamente a 27, 68, 117 e 57 quilômetros da capital, em linha reta.

No dia 6 de setembro, às 9h, na praia da Ponta Negra, acontece o Desfile Naval. No feriado do dia 7 de setembro, às 8h15, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) e com apoio da Secretaria e Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Cerimonial do Governo do Estado, será realizado o Desfile Militar, que também será no Centro de Convenções – Sambódromo.

Homenageados
Neste ano, três personalidades que fizeram história serão homenageadas. Na categoria vulto nacional será o artista plástico amazonense Moacir Couto de Andrade, falecido no mês passado. Ele iniciou sua carreira profissional como desenhista de construção, área que atuou por mais de duas décadas e dedicou sua vida a criar projetos na área de engenharia, ao mesmo tempo em que produzia suas obras de arte.

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Amazonas
Comentários estão fechados.

Verifique também

MPT encontra indícios de demissão discriminatória por idade na Estácio de Sá

Levantamento feito em uma lista de 77,8% dos professores dispensados mostra que eles têm m…