O Centro Social Roger Cunha, administrado pela Associação Comunitária de Apoio à Criança e à Família do Estado do Amazonas (ACACF), irá inaugurar o muro estilizado do Centro que recebeu gravuras de desenhos criados pelas crianças e adolescentes que fazem parte da Insituição. O Centro Social fica localizado no bairro Ouro Verde, na zona Leste de Manaus, e trabalha com crianças da comunidade que desenvolvem atividades no contraturno da escola.

Essa iniciativa é um antigo pleito dos coordenadores do Centro Social. De acordo com Carlos Gomes, diretor da unidade, a iniciativa veio para chamar a atenção da sociedade. “Assim, conseguimos transmitir para a comunidade e a sociedade civil os valores vividos na instituição e  conscientizá-los sobre a importância do trabalho desenvolvido nesse local”, afirmou.

A empresa responsável pela brilhante reprodução dos desenhos das crianças assistidas pelo Centro Social, foi a Point Paint, sob a responsabilidade de Rodrigo Pot, Dabela Neto, Odois e Henrique. “E com isso, acreditamos que contribuímos com a valorização da criatividade e habilidade das crianças, através dos desenhos selecionados para a pintura”, contou Carlos.

A pintura do muro faz parte do projeto ‘Colorindo o Muro’ apresentado à Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (VEMEPA), do Tribunal de Justiça do Amazonas, a qual compete a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento das alternativas penais. A VEMEPA foi que disponibilizou um espaço para que fosse possível realizar a captação de recursos para a instituição, através da elaboração de projetos a serem submetidos à avaliação. Com isso, percebemos que finalmente, teríamos a possibilidade de conseguir concretizar a pintura do muro.

O conteúdo retratado nas pinturas são fruto do trabalho feito com o “Dado do Amor”, que norteia as ações e atividades desenvolvidas no Centro Social. Trata-se de uma ferramenta pedagógica, que através da “Arte de Amar”, fundamentada no ideal da unidade, de Chiara Lubich (fundadora do Movimento Focolares), apresenta o “Dado” como instrumento lúdico para a sua atuação. Este dado apresenta, de forma sugestiva, nas suas seis faces, os pontos-chaves da “Arte de Amar” a serem colocados em prática por crianças e adultos nos relacionamentos cotidianos: 1. Amar a todos; 2. Ser o primeiro a Amar; 3. Amar o inimigo; 4. Amor Recíproco; 5. Amar o outro; 6. Fazer-se um.

O que é o Centro Social Roger Cunha Rodrigues?

A história do Centro Social se iniciou com uma ação baseada na Espiritualidade da Unidade que é vivida pelos membros do Movimento dos Focolari.

SOBRE O MOVIMENTO DOS FOCOLARI

Este Movimento foi fundado por Chiara Lubich, na Itália, na cidade de Trento, em 1943, na época da segunda guerra mundial.

Em meio ao sofrimento da guerra, Chiara e cinco jovens católicas como ela, buscavam na prática das palavras do Evangelho um sentido para viver. Por isso se diz que o Movimento nasceu no âmbito da Igreja Católica, contudo expandiu-se e hoje acolhe pessoas de várias religiões ou mesmo quem não tem religião nenhuma.

Da vivência do Amor surgiu  o  objetivo prático do Movimento reconhecido pelos membros como vontade de Deus  para todos. Trata-se de construir um mundo mais unido, fraterno e solidário, onde as pessoas possam encontrar sua dignidade como seres humanos.

Esse movimento está disseminado em cerca de 182 países nos cinco Continentes e conta com mais de dois milhões de participantes que trabalham voluntariamente pela paz, educação e a fraternidade, comprometidos com a realidade social de cada local, e ainda, assumindo uma posição relevante na complexidade universal, voltando-se à perfeição da caridade e da unidade entre as pessoas, grupos, povos e aos seus múltiplos aspectos sociais.

Foi com estes princípios que as ações se tornaram efetivas na nova comunidade que estava se formando na ocupação do Monte Sião, hoje bairro Ouro Verde.

SERVIÇO:

O que: Inauguração da pintura especial do muro do Centro Social Roger Cunha Rodrigues

Quando: quinta-feira, 27 de outubro de 2016.

Onde: Centro Social Roger Cunha, na rua Rua João de Barro, 104 – Coroado – CEP 69082- 848.

Hora: 15h30

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Artistas
Comentários estão fechados.

Verifique também

IESS divulga vencedores do VII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

Seminário "Qualidade e Eficiência na Saúde" contou com palestras especiais e apr…