A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe “Guardião”, lotada no gabinete do delegado-geral da instituição, Francisco Sobrinho, apresentou na manhã desta terça-feira, dia 11, por volta das 10h, durante coletiva de imprensa realizada no prédio da Delegacia Geral, o foragido da Justiça Darc Salles Bandeira, 23, e Albert Ellis Marinho Froes, 31, presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Darc também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

De acordo com o delegado Henrique Brasil, coordenador da ação e do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”, criado por Francisco Sobrinho, os infratores foram presos por policiais civis que compõem a equipe “Guardião”. A prisão de Darc ocorreu na manhã de ontem, dia 10, por volta das 11h, na Rua Cinco de Setembro, beco Valentim Normando, bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus. Albert foi interceptado no mesmo dia, por volta das 12h45, na Rua Valciléia Maciel, bairro Nova Manacá, em Manacapuru, município distante 68 quilômetros em linha reta da capital.

“Recebemos, há cerca de dez dias, denúncia anônima informando que um foragido da Justiça estaria comercializando entorpecentes no bairro Santo Antônio e que o infrator tinha duas armas de fogo, utilizadas em roubos naquela área da cidade. Desde então passamos a monitorar o local indicado. Conseguimos interceptar Darc em frente à casa onde ele morava, no momento em que ele deixava o imóvel para fazer uma entrega de drogas. Durante revista apreendemos com ele uma arma de fogo calibre 38, com cinco munições de calibre 38, além de dez munições de calibre 765 e 100 gramas de cocaína”, declarou Henrique Brasil.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conforme a autoridade policial, ao ser questionado como havia obtido a arma de fogo, Darc explicou que comprou o revólver há cerca de dois anos e que havia vendido uma outra arma para um homem identificado como Albert, que estava morando no município de Manacapuru. Em ação contínua, a equipe foi até o endereço de Albert e conseguiu efetuar a prisão do infrator em flagrante.

“Albert estava na casa onde morava. Ao realizarmos buscas no imóvel encontramos uma pistola calibre 765, contendo cinco munições do mesmo calibre. A arma estava escondida no quarto do infrator. Verificamos também algumas mensagens de texto no celular dele e constatamos que Albert também tem envolvimento com o tráfico de drogas”, ressaltou o delegado.
Henrique Brasil enfatizou, durante a coletiva de imprensa, que Darc tinha em nome dele um mandado de prisão em aberto, representado pela delegada Déborah Barreiros, titular do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), por envolvimento em homicídio ocorrido em 19 de junho deste ano, no bairro Santo Antônio. O documento foi expedido pela juíza Mirza Telma de Oliveira Cunha, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Darc e Albert foram autuados em flagrante por associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Além desses crimes, Darc responderá ainda por tráfico de drogas. Ao término dos trâmites legais na Delegacia Interativa (DI), eles foram conduzidos à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irão permanecer à disposição da Justiça.
Sobre o projeto

Idealizado e implantado pelo delegado-geral, Francisco Sobrinho, o projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” tem por objetivo propiciar condições de apoio para que os gestores das escolas da rede pública possam refletir, discutir e desenvolver ações que possibilitem a redução da violência e dos índices de tráfico e consumo de drogas no contexto escolar e comunitário.

As atividades em torno do projeto foram retomadas em julho deste ano e estão contemplando, neste primeiro momento, escolas públicas localizadas na zona Leste da cidade, onde estão acontecendo, diariamente, palestras ministradas pela autoridade policial, direcionadas aos gestores, funcionários dos colégios, estudantes e pais dos alunos.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Cidades
Comentários estão fechados.

Verifique também

Amazônia é o “futuro do Brasil”, Diz Jair Bolsonaro

Em visita a Manaus Bolsonaro opinou sobre a Amazônia para a multidão e disse que no solo d…