Amazonas

Exames para a detecção do câncer ganham reforço com a chegada de novos aparelhos na FCecon

Exames para a detecção do câncer ganham reforço com a chegada de novos aparelhos na FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), recebeu, nesta quarta-feira, 5, uma série de equipamentos e acessórios para a revitalização do Serviço de Endoscopia da instituição. Os aparelhos foram adquiridos com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS) e serão utilizados na realização de, pelo menos, quatro exames essenciais para a detecção e controle dos cânceres de pulmão, colorretal, estômago, útero e endométrio, informou o diretor-presidente da unidade hospitalar, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

De acordo com ele, os equipamentos exigiram R$ 632,8 mil em investimentos e ajudarão a ampliar a oferta do setor, além de otimizar a realização de exames. O hospital recebeu quatro aparelhos: vídeo-endoscópio, broncoscópio e colonoscópio, além de pinças para histeroscopia e um novo monitor. “Com os novos equipamentos, poderemos atender um número maior de pacientes, tendo em vista a grande demanda de exames registrada pela Fundação, hoje considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental”, explicou Ricci.

Os exames realizados através dos novos equipamentos são: endoscopia digestiva, broncoscopia, colonoscopia e histeroscopia. “São procedimentos essenciais para o diagnóstico de neoplasias malignas, e que podem ou não ser acompanhados das biópsias, que são as retiradas de fragmentos para análise patológica, uma etapa importante para a confirmação do diagnóstico de câncer”, destacou.

Ricci explica que a maior parte desses exames já é ofertada pela FCecon. Contudo, em menor escala. A chegada dos novos equipamentos é uma das etapas do processo de fortalecimento e ampliação da Política de Atenção Oncológica no Amazonas, uma das prioridades do Governo do Estado na área da saúde, e que recebeu, nos últimos meses, um aporte importante para a ampliação dos serviços e atendimentos.

Pronto Atendimento volta a funcionar

“Um dos repasses do Fundo de Promoção Social nos possibilitou restaurar a climatização do nosso Pronto Atendimento Oncológico, com a instalação de novas centrais de ar-condicionado. O setor esteve fechado por alguns dias para reforma que levará mais conforto e bem-estar aos pacientes. O atendimento foi restabelecido na última quarta-feira, 5”, ressaltou o diretor.

Ele explicou que, só em 2016, o FPS liberou à FCecon, R$ 2,35 milhões para melhorias significativas, como a aquisição de poltronas para acompanhantes, agulhas para biópsia mamária, um colposcópio, uma fonte radioativa de cobalto, condicionadores de ar e aparelhos para o Serviço de Endoscopia.

Outro avanço importante citado por Ricci ocorreu em agosto deste ano, com a inauguração de um novo aparelho de radioterapia na Fundação Cecon. Além de representar uma inovação tecnológica na rede pública estadual de saúde, o Acelerador Linear ajudou a duplicar a oferta desse tipo de tratamento na unidade, reduzindo, consequentemente, o tempo de espera do paciente. “A expectativa, agora, é para a inauguração do próximo Acelerador Linear, cuja obra para abrigá-lo é financiada pelo Governo Federal e já está em andamento na instituição. A previsão é que ele passe a funcionar em 2017”, concluiu Ricci.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

​Editora Leya Realiza evento em Manaus para debater Universos Literários

Jornal de Humaitá17 de outubro de 2017

Nova Aripuanã: Vereador é feito refém com a família e filho é ferido durante crime

Jornal de Humaitá14 de outubro de 2017

População obriga Piratas comerem lama após roubo

Jornal de Humaitá3 de outubro de 2017

Governador prestigia Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte e visita obras no município

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Vereador denuncia atraso no pagamento do Tratamento Fora do Domicílio

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Comissão da Aleam aponta ‘vilões’ do entrave turístico de Manicoré 

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Dermilson Chagas discute demanda para o município de Borba

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Governador entrega trecho de 15 quilômetros da Rodovia Manoel Urbano e libera passagem de nível na Avenida das Torres

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Jogos Psicomotores das escolas da CD5 reúne escolas da Zona Leste para uma manhã de atividades

Jornal de Humaitá28 de setembro de 2017