Ecologia

Comandante da Polícia Ambiental de São Paulo ministra aula sobre investigação de incêndios criminais florestais no Amazonas

Comandante da Polícia Ambiental de São Paulo ministra aula sobre investigação de incêndios criminais florestais no Amazonas

O Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) que realiza desde o dia 10 de outubro, o curso de Especialização em Policiamento Ambiental, recebeu como instrutor do evento, o comandante de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo (CPAmb-SP), o coronel PM Rogério Xavier.

O coronel Xavier veio a Manaus ministrar a disciplina “Investigação de incêndios criminais florestais”, além de proporcionar a integração entre as duas polícias especializadas em meio ambiente. O oficial trouxe para o Amazonas, que é dono possui uma das maiores diversidades biológicas do mundo e que deve ser preservada, a experiência adquirida na vivência que tem por trabalhar nesses casos de incêndios criminais, em São Paulo.

“Trazemos com o curso experiências como a vivida pelos policiais ambientais de SP (a corporação é uma das mais antigas das Américas) no combate aos desmatamentos e incêndios florestais aqui para o Amazonas, ou seja, mostrar a relevância do trabalho dos policiais, no caso quando o crime se dá com uso do fogo, que deixa vestígios, e o policial com esse conhecimento pode fazer pequenas diligências e investigação para apontar as características, dimensão, poder do fogo, e partir daí verificar uma eventual responsabilização dos seus autores”, explicou.

O coronel PM Xavier alertou, justamente, para a grande riqueza biológica que a região amazônica possui e salientou que quando bem preservada, o ganho é de toda a sociedade. “Viemos aqui para compartilhar o conhecimento que a polícia ambiental de São Paulo desenvolve pautada no saber científico e na tecnologia para com os policias ambientais do Amazonas, ao passo de que me senti muito engrandecido de conhecimento da região amazônica porque pra quem gosta de meio ambiente aqui é um celeiro gigante”, finalizou o coronel, que atua na PM de São Paulo há mais de 25 anos.

Curso de Especialização em Policiamento Ambiental
A Polícia Militar do Amazonas iniciou no dia 10 de outubro o curso de Especialização em Policiamento Ambiental, que segue até o dia 16 de dezembro. O objetivo é capacitar e qualificar os servidores públicos estaduais, da PM, da Polícia Civil e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para atuarem nas mais diversas ações ambientais.

O Curso tem carga horária de 530 horas, e deve capacitar em trono de 30 policiais militares. Espera-se, com o evento, formar monitores que possam transmitir o aprendizado para os colegas nos próximos cursos, além de qualificar esses policiais para as ações no terreno.

O curso tem parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ipaam, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Marinha do Brasil. Os policiais ainda vão ter aulas de direito ambiental, técnicas policiais, legislação ambiental voltadas a crimes contra a fauna e flora Amazônica.

Segundo Major da PM do Amazonas, Renato Schmitz, comandante do Batalhão Ambiental local, o curso é importante para termos um policial mais qualificado, preparado para atuar nas ações ambientais, visto a grande necessidade desse profissional da segurança pública.

Comentários

Comentários

Ecologia

More in Ecologia

Uma semana após fim das chamas, vida volta a pulsar na Chapada dos Veadeiros

Jornal de Humaitá6 06America/Manaus novembro 06America/Manaus 2017

Processo para implementar o Acordo de Paris até 2020 começa em Bonn nessa semana

Jornal de Humaitá6 06America/Manaus novembro 06America/Manaus 2017

Somos Amazônia é relançado em novo formato

jornal de Humaitá5 05America/Manaus setembro 05America/Manaus 2017

OPERAÇÃO KARI’OCA: Ipaam notifica empresas de turismo de selva

Jornal de Humaitá18 18America/Manaus Maio 18America/Manaus 2017

Ipaam resgatou 20 jiboias nos primeiros quatro meses deste ano

Jornal de Humaitá16 16America/Manaus Maio 16America/Manaus 2017

UEA e ICMBio promovem Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia

Jornal de Humaitá10 10America/Manaus Abril 10America/Manaus 2017

Comissão de Meio Ambiente realiza Semana da Água, em Manaus

Jornal de Humaitá21 21America/Manaus Março 21America/Manaus 2017

Ambientalistas e moradores vão replantar mata ciliar destruída por universidade, no domingo (19)

jornal de Humaitá17 17America/Manaus Fevereiro 17America/Manaus 2017

Fundo de Promoção Social lança edital com R$ 5 milhões para setor produtivo

Jornal de Humaitá3 03America/Manaus Fevereiro 03America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá