A atividade ocorre nos dias 3 e 4 de novembro, e conta com rodas de conversa, palestras, e apresentações especiais de música e dança.

Com o objetivo de reunir atividades e profissionais que desenvolvem atividades, projetos artísticos culturais e científicos nas mais diversas áreas do conhecimento, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza, nos dias 3 e 4 de novembro, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional da Cultura, comemorado anualmente no dia 5 de novembro. O evento acontece no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa), a partir das 8h da manhã.

A data foi instituída pela Lei nº 5.579, de 15 de maio de 1970, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa, nascido em Salvador (BA), no ano de 1849 e, falecido em Petrópolis (RJ), no ano de 1923. Barbosa, um dos mais importantes personagens da história brasileira, deixou exemplos brilhantes na área do jornalismo, bem como na diplomacia, na política e no Direito.

A programação conta com atividades variadas, como exposição de livros, rodas de conversas temáticas sobre cultura amazônica, produção cinematográfica e até roda de capoeira. Na programação também estão previstas mostras de curtas infantis e o tradicional Cine Pipoca, bem como um espetáculo especial com o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas.

povos-da-amazoniaPara o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, um dos principais objetivos da programação do Dia Nacional da Cultura é disseminar o conhecimento sobre a Amazônia. “Nós entendemos que uma das formas de conhecer a cultura amazônica, que é fruto de milhares de modos de vida dos povos da nossa região, é incentivando a visita aos nossos espaços e usufruindo o que nós temos a oferecer, principalmente numa ocasião tão especial como o 5 de novembro”, afirma.

O credenciamento para as “Rodas de Conversa” será realizado no dia do evento. Os agendamentos escolares para visitação à programação podem ser feitos através do e-mail gerenciatecnica@culturamazonas.am.gov.br. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 2123-5308/5311.

Centro Cultural dos Povos da Amazônia
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia, administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, é um espaço que tem como finalidade pesquisar, valorizar, difundir e preservar as informações sobre os países da Amazônia Continental, além de estudar os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Brasileira ou Amazônia Legal.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Artistas
Comments are closed.

Leia mais

Saiba o que muda com o desligamento do sinal analógico de TV

Sinal será desligado na região de Manaus em 30/5, mas o sinal digital já está disponível e…