A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promove Ação pela Cidadania LGBT durante a XVI Parada do Orgulho LGBT de Manaus, que acontece neste domingo, dia 6 de novembro, no Centro, zona sul de Manaus. A DPE-AM vai prestar assistência jurídica gratuita e orientação sobre direitos a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, na área de concentração do evento, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), e na dispersão, na rua José Clemente, área central de Manaus, das 15h às 18h.

A ação é em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT Manaus, Secretarias de Estado de Segurança (SSP-AM), Saúde (Susam), Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com o apoio do Governo do Amazonas. O atendimento da DPE-AM será coordenado pela Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, em conjunto com o Núcleo Psicossocial e a equipe de atendimento itinerante da Defensoria.

No ônibus da DPE-AM, o público LGBT poderá ter acesso à assistência jurídica para ações na área de Família e Registros Públicos, a exemplo do reconhecimento de união estável e retificação de registro civil. Em parceria com a Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública, da SSP-AM, haverá requerimento para emissão da Cédula de Nome Social (CNS), documento que traz a identificação por meio do nome pelo qual a pessoa se reconhece na sociedade.

Durante a Ação pela Cidadania LGBT, a Defensoria Pública também prestará orientação sobre adoção homoafetiva, por meio da Defensoria Especializada da Infância e Juventude, e sobre encaminhamentos de denúncias de LGBTfobia.

O atendimento da DPE-AM na Praça Heliodoro Balbi será das 15h às 16h30, quando o ônibus da instituição seguirá para novo ponto de atendimento, na rua José Clemente, onde atenderá até às 18h ou até o limite de senhas.

A XVI Parada do Orgulho LGBT de Manaus é realizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT Manaus no dia 6 de outubro, com concentração a partir das 15h na Praça Heliodoro Balbi e desfile de trios elétricos pelas avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro até a rua José Clemente, no Centro. O tema do evento este ano é “Democracia, Cidadania e Respeito. Todos têm Direito”.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Brasil
Comments are closed.

Leia mais

Criação de RDS do Rio Manicoré depende apenas de decisão do governo

“A criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Manicoré depende agora m…