A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), foi a única da região Norte, entre dez instituições brasileiras credenciadas, a integrar o acervo da Biblioteca Virtual em Saúde, Prevenção e Controle do Câncer (BVS), criada pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), órgão do Ministério da Saúde.

Através dela, será disponibilizada toda a produção científica assinada pela Fundação, unidade considerada referência em cancerologia na Amazônia Ocidental, explicou o diretor-presidente da unidade hospitalar, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci. O endereço do acervo é o http//controlecancer.bvs.br
A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, ressalta que serão disponibilizados, após a autorização dos autores, os resumos expandidos dos estudos desenvolvidos na instituição nos últimos anos, parte deles a partir do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) – que recebe o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), além dos estudos apresentados nas três edições do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, realizado pela Fundação nos anos de 2011, 2013 e 2015, em Manaus.
 
De acordo com ela, a iniciativa visa ampliar o acesso aos trabalhos, cujas conclusões ficavam basicamente restritas a publicações em anais de eventos e sites especializados no Brasil e em outros países. Uma parte dos trabalhos, explica a diretora, não chegou a ser publicada em revistas científicas e, com a Biblioteca Virtual, ganharão mais visibilidade. A plataforma também servirá como fonte para novas pesquisas na área da saúde, especialmente em oncologia.
Comitê Executivo – A Fundação também passará a integrar o Comitê Executivo do projeto, que é desenvolvido através de um trabalho colaborativo entre as instituições de referência. “Serão feitos treinamentos sobre o fluxo da produção científica aos pesquisadores e, em um segundo momento, para os responsáveis em alimentar o banco de dados, trabalho que inicialmente ficará a cargo de um responsável do Inca”, salientou Kátia Torres.
A Biblioteca possibilitará o acesso a informações de qualidade e será um local estratégico de discussão e aprimoramento para profissionais e interessados no tema. Segundo a responsável técnica pela Biblioteca no Inca, Camila Melo, a ideia é “estimular o uso da biblioteca virtual para a promoção de novas pesquisas”. A plataforma reunirá materiais bibliográficos, da biblioteca do Ministério da Saúde, de controle de câncer e outras bases de dados, legislação federal, sites de internet e eventos e terminologia. Serão publicações, artigos, posters apresentados em eventos, relatórios, palestras, aulas, além de materiais audiovisuais e notícias sobre temas como prevenção e os fatores de risco do câncer, tratamento, tipos de câncer, cuidados paliativos, saúde da mulher e epidemiologia.
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios…