A partir desta quarta-feira, dia 9 de novembro, Manaus sediará a 44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop). O evento, realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) visa discutir soluções compartilhadas entre as três esferas de governo e trará ideias, network e tendências de um mercado em constante movimento. O Secop é considerado o maior fórum de TI para a gestão pública do Brasil. O encontro reunirá cerca de mil participantes e se encerrará no dia 11, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia, na zona Centro-Sul da capital.

Durante o evento, serão realizadas 39 palestras técnicas, 2 palestras magnas, 2 painéis e 3 reuniões técnicas de grupos de trabalho da Abep, onde serão discutidos temas relevantes do setor de informática pública. A abertura oficial do evento acontece às 19h, seguido pelo momento mais esperado do Secop, a décima-quarta edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), promovido pela ABEP e pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.

A premiação visa estimular, desenvolver e prestigiar a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização, por meio da submissão de trabalhos analisados pela Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP).

Outro destaque no primeiro dia do Secop será a palestra “Tecnologia em benefício da inovação social”, às 20h30, apresentada por Anielle Guedes, responsável pela startup Urban3D, que tem como missão desenvolver materiais e tecnologias para tornar a construção de casas mais rápida e barata.

No dia seguinte, dia 10, às 9h, os participantes assistirão o painel “Tecnologia e Inovação na Gestão Pública”, que terá como mediador Eduardo Honorato, que é psicólogo e professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Debatendo sobre o tema está Jacson Leite (Celepar), Guilherme de Almeida (GNOVA) e Debora Arôxa (Ministério do Planejamento) e Edleno Moura, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

No terceiro dia de evento, dia 11, às 14h, o diretor técnico da Prodam, Daniel Tadeu Martinez e o diretor da Divisão de Inovação da Prodam, Raphael Maquiné, apresentarão a palestra “Promovendo a cultura de inovação no Governo do Estado do Amazonas”. A intenção é trazer aos participantes a necessidade de tornar a máquina pública mais eficiente, transparente e menos burocrática.

E no encerramento, às 16h, a será a vez do doutor e docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho, que irá palestrar sobre “Inovação e Ética”. Ele atualmente é um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros países. A programação completa do SECOP está disponível no site www.secop.org.br/programacao/.

Prêmio Aristóbulo Angelim
Dentre os destaques do evento também está o Prêmio Aristóbulo Angelim, uma homenagem ao colaborador que, neste ano, completou 41 anos de profissionalismo e de dedicação à Prodam. A honraria será entregue ao grupo vencedor do Desafio Secop, uma iniciativa que reunirá 25 jovens da rede pública do Estado do Amazonas com a missão de desenvolver durante o evento soluções tecnológicas em benefício da melhoria de vida dos cidadãos.

Para participar da competição, desde o início do mês de outubro, os estudantes estão recebendo treinamentos gratuitos em tecnologias embarcadas, envolvendo conhecimentos em Arduino, Internet das Coisas, robótica, prototipagem eletrônica, criação de aplicativos, impressão 3D e gerenciamento de projetos ágeis.

O propósito da capacitação é ampliar o conhecimento dos alunos sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental nas soluções para problemas reais de órgãos de gestão estadual, abordando temáticas como: Saúde, Segurança, Acessibilidade, Mobilidade, Energias Renováveis e Educação.

Por: Olívia de Almeida

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Amazonas
Comentários estão fechados.

Verifique também

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…