O Sine Amazonas, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), possui um estoque de quase quatro mil carteiras de trabalho que não foram resgatas pelos trabalhadores. Os documentos foram solicitados no período de 2009 a 2015 no posto central do Sine Amazonas, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Nº 878, Centro de Manaus, durante ações itinerantes, além de carteiras cujos processos foram abertos nos PACs Educandos e Galeria, onde os postos do Sine Amazonas foram recentemente desativados.

De acordo com o chefe do Departamento de Promoção ao Trabalho da Setrab, Arilson Vieira, a preocupação da secretaria é sensibilizar os trabalhadores da importância de se resgatar as carteiras de trabalho. “Hoje, com o novo sistema online, ele não consegue tirar uma carteira nova, caso não venha resgatar a que já havia solicitado. O sistema faz o cruzamento de dados e acusa a existência do documento”, explica Arilson. Diariamente o Sine Amazonas distribui 70 senhas de atendimento para retirada de carteiras de trabalho digitalizadas, somente no posto central, no centro.

carteiras-de-trabalho-1
Foto: Divulgação / Setrab

Por determinação do Ministério do Trabalho (MTE), desde outubro deste ano também está oferecendo a carteira manual, em casos de urgência, como quando o trabalhador precisa de uma segunda via porque conseguiu um emprego e precisa apresentar imediatamente o documento, ou por alguma pendência com o INSS, por exemplo, conforme explica a responsável pelo setor de carteiras do Sine Amazonas, Marilia Chayen. A nova carteira digitalizada demora aproximadamente até sete dias para ser entregue, já a carteira manual é entregue na hora.

Os trabalhadores que quiserem saber se estão com as carteiras no estoque do Sine Amazonas, podem procurar o posto central, de segunda a sexta, das 11h às 13h30. Para mais informações, podem ligar para os números: 3621-2238/2270.

Feriado – Por conta do ponto facultativo da próxima segunda-feira, 14, e o feriado do dia 15 de novembro, tanto o posto central do Sine Amazonas quanto os postos instalados nos PACs (Compensa, Alvorada, Leste, Sumaúma e Uai Shopping) não irão funcionar nesses dias, retornando o atendimento na quarta-feira, dia 16.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Load More Related Articles
Load More In Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…