Amazonas

Seduc promove Mostra de projetos do Programa Ciência na Escola

Seduc promove Mostra de projetos do Programa Ciência na Escola
Reunindo projetos aplicados nas escolas da rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira (23), uma Mostra de Projetos do Programa Ciência na Escola (PCE), que atende mais de 1,6 mil estudantes. A exposição aconteceu no Hall de Galerias da sede da Seduc, localizada no bairro Japiim, zona sul.

 
A Mostra contou com a exposição de 21 projetos, executados por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas seguintes escolas estaduais: Isaac Swerner; Pe. Agostinho Martin; Vicente Schettini; Isaac Benzecry; Sebastião Augusto Loureiro Filho; José Carlos Mestrinho; Ruy Araújo; Augusto Carneiro dos Santos; Maria Madalena Santana de Lima; Cecília Ferreira da Silva; Padre Luis Ruas; Manoel Rodrigues de Souza; Alice Salerno; Engº. Arthur Soares Amorim; Jorge Karan Neto; Zilda Arns Neumann; Marquês de Santa Cruz; Francisca de Paula de Jesus Izabel; Frei Sílvio Vagheggi; Eldah Bitton Telles da Rocha; além do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e do Instituto de Educação do Amazonas (IEA).
 
fotos-eduardo-cavalcanteseduc-1Coordenado pelo Governo do Estado, por meio de parceria institucional firmada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), as secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc) e (Semed) e a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), o PCE tem como objetivo contribuir para que estudantes e professores, a partir do sexto ano da educação básica de escolas públicas estaduais e municipais do Amazonas, desenvolvam projetos de pesquisa científica em suas escolas.
Além disso, o programa facilita o acesso a informações científicas e tecnológicas ao público escolar; incentiva o envolvimento entre professores de escolas públicas e o universo científico; capacita professores em Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação Básica; e desperta a vocação científica ainda na educação básica.
Contribuição para formação dos alunos – Segundo a coordenadora do PCE na Seduc, Simara Abrantes, os projetos têm sido muito importantes para a formação dos estudantes e a mostra é positiva para garantir a troca de conhecimento entre os jovens.
“Essa exposição é muito importante para que os estudantes possam compartilhar todo o desenvolvimento dos projetos, um pouco do conhecimento que eles adquiriram ao longo de seis meses de execução dos projetos, além de promover a troca de conhecimento entre eles. O PCE tem sido fundamental na formação desses jovens, principalmente pelo fato de incentivar o interesse pela pesquisa científica”, explicou a coordenadora.
Prestigiando a Mostra de Projetos, a secretária Executiva Adjunta da Capital da Seduc, professora Izabel da Costa Carvalho, parabenizou os estudantes pelos projetos apresentados. “Parabenizo a todos os alunos e professores por esses projetos e destaco a importância do PCE nas nossas escolas estaduais. É um programa que estimula o interesse dos jovens pelo conhecimento científico e contribui para que eles tenham uma formação de qualidade”, ressaltou a secretária.
Ciência na prática – “Transformando a Química em arte” foi um dos projetos que foram apresentados durante a mostra. Executado na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, localizada no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, o projeto é coordenado pela professora Nancy Barbosa.
Segundo ela, o projeto tem tido uma repercussão muito positiva junto aos estudantes do Ensino Médio. “O objetivo do nosso projeto é desmistificar a visão que muitos alunos têm da disciplina de Química, tornando-a mais dinâmica e atrativa. Com esse propósito, desenvolvemos essa atividade, confeccionando cosméticos, velas artesanais e outros produtos presentes em nosso cotidiano”, afirmou a professora.
Participando do projeto, a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Laura Maria da Costa Ribeiro, 15, revelou que o projeto tem contribuído para que os estudantes tenham uma visão ampla da disciplina de Química e sua importância no dia a dia. “O projeto incentiva os jovens a terem uma visão ampla da disciplina e suas propriedades. Para mim, tem sido uma experiência muito importante, um conhecimento valioso”, contou a estudante.
Reciclagem – Também baseado nos conceitos da disciplina de Química, o projeto “Sabão Ecológico: reciclando o óleo de cozinha para fabricação de sabão”, é aplicado na Escola Estadual Ruy Araújo, localizada no bairro da Cachoeirinha, zona sul de Manaus, e conta com a coordenação do professor Diego Valois.
Para os estudantes do Ensino Médio, Jhonnyivan Barroncas, 17 e Max Rayten Rebelo, 16, com o projeto, a disciplina de Química tornou-se mais fácil de aprender. “Com esse projeto, pudemos entender os danos causados pelo óleo de cozinha quando exposto ao meio ambiente e a importância de reciclar. Além disso, o projeto nos ajuda a esclarecer dúvidas que muitos alunos têm na disciplina de Química, facilitando o nosso aprendizado”, esclareceram os alunos.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Urgente! Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Manicoré-AM

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

José Ricardo volta a cobrar instalação da CPI da Saúde

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Em Manicoré, menor de 15 anos é apreendido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e ameaça

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Polícia Militar prende homem suspeito de trocar tiros com facção rival em tapauá

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Ônibus de Apuí(AM) com destino a Porto Velho (RO) capota

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus novembro 22America/Manaus 2017

PM prende homem acusado de Latrocínio em Manicoré

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

Polícia Militar apreende contrabando de cigarros, Quelônios e cocaina em Manicoré- AM

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

PM PRENDE HOMEM ACUSADO DE ENTRAR EM SALÃO DE BELEZA E AMEAÇAR FUNCIONÁRIOS COM ARMA DE FOGO

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá