A virada do ano está próxima e um novo ciclo se inicia: 365 dias para realizar os sonhos. Mas como faze-los de uma forma que possam ser realizáveis e evitar as armadilhas do dia-a-dia? Os afazeres do cotidiano e os cenários adversos nos faz focar nas situações urgentes fazendo com que esquecemos dos planos idealizados. Mas alguns cuidados podem ser tomados.

  1. O mais básico: definir o que quer: Eleger o que realmente vai fazer diferença na vida, sabendo que para alcança-lo vai exigir esforço, tempo e abrir mão de alguns compromissos e lazer. É fundamental ter presente que escolher algo significativo, implica abrir mão de atividades contraditórias. Por exemplo, se desejo emagrecer sei que deixarei de ingerir determinados alimentos e que elegerei atividades físicas em vez de ficar sentado na frente do computador. Não há mágica, mas há caminhos mais fáceis, utilize suas características a seu favor. Se gosta muito de comer, utilize o tempo pesquisando comidas gostosas que beneficiam o emagrecimento. Abra mão de determinadas comidas, mas não do prazer de comer. Mas para isso é necessário pesquisar e não lamentar.
  2. Traduza seu desejo numa meta. Este é um dos grandes segredos do desejo se realizar. A meta precisa ter no mínimo dois indicadores, pois só assim será possível acompanhar e corrigir a tempo. Se desejo passar num concurso, não basta deseja estudar. É preciso desdobrar em meta. Por exemplo: vou ler oito livro de janeiro à abril. Tenho oito livro para ler em quatro meses, uma média de dois por mês. Dessa forma posso acompanhar o desenvolvimento mensalmente. Caso no final de fevereiro só tenha lido um livro, ainda posso me organizar para recuperar.
  3. Delimite a meta: pense em termos de Necessário e Suficiente para definir a meta. Reflita o que é necessário para realizar seu plano e o que já é suficiente para colocá-lo em andamento. Não espere escrever o plano perfeito para iniciar. É com o tempo que você se desenvolve e aprimora o plano.

Utilize essas três dicas para pensar nos seus desejos para o próximo ano. Elas irão facilitar separar o que realmente vai fazer diferença na sua vida e o que é apenas um sonho sem consistência. No artigo da próxima semana será listado o que você precisa saber para fazer o planejamento da meta escolhida. Pois a meta só se concretizará se existir um plano e este te provocar e incomodar até finalizar. Como é isso. Acompanhe o próximo artigo.


Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Opinião

Leia mais

Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

São Paulo, novembro de 2017 – Basta o Verão se aproximar para voltar a preocupação c…