No artigo “Cuidado com o estresse de fim de ano”, publicado semana passada, vimos que o estresse é uma resposta “positiva” do organismo diante de situações de perigo, preparando o mesmo para luta ou fuga. Também foi apontado o quanto o estresse, por dar energia ao organismo, camufla doenças e a baixa imunidade e quando a pessoa relaxa e sai do estresse fica suscetível a infecções oportunistas, dores pelo corpo e contraturas musculares. Agora vamos ver como evitar de se manter em estresse continuado.

Dica 1) Quando a pessoa sentir que está ficando estressada, principalmente se for em atividades duradouras como o trabalho, pois o excesso e a manutenção do estresse sobrecarrega e prejudica o organismo, ela deve relaxar. Diferentemente do que as pessoas leigas acham que o ser humano é igual a uma pilha, que ao se emocionar negativamente vai se carregando e precisaria descarregar através de agressividade: batendo em almofadas, quebrando coisas, lutando, etc., para sentir-se aliviada, o que o organismo precisa é relaxar para se aliviar. Pesquisas feitas tanto na Universidade de Iowa, com 600 participantes, como da Universidade de Kent, na Inglaterra com 149 participantes comprovaram que é através do relaxamento que a pessoa sai do estresse e não socando e gritando.

Portanto, nos momentos de folga, procure ficar só, numa posição confortável e relaxe todo o corpo. Respire com calma e ao expirar o ar dos pulmões sinta relaxar.

Dica 2) Diante do acúmulo do trabalho e da pressão de cumprir metas a pessoa, além do estresse, tende a ficar ansiosa. Ela quer finalizar todas as atividades o quantos antes e as vezes chega a se atrapalhar no que é prioritário. A dica é fazer uma lista de atividades a realizar, ordená-la por prioridade e montar um cronograma para ter ideia do tempo que vai levar para concluir todas as tarefas. Ter ideia do tempo que vai levar cada uma das tarefas e saber que tem tempo hábil para realiza-las faz a pessoa manter a calma. E estando tranquila não há estresse.

Estas duas dicas quando aplicadas ajudam você a não se manter num estresse que pode ser prejudicial a sua saúde.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá
Comments are closed.

Leia mais

Quer atrair um grande amor?

No relacionamento amoroso não são os apostos que se atraem, mas as afinidades. Seja aquilo…