Objetivo é baixar índice de roubos e furtos alavancados nesta época.

Os bandidos que se cuidem, Ronda no Bairro volta com força total em Humaitá-AM. Pelo menos é o que os assessores do governo do Amazonas ligados a segurança pública no estado informaram durante a semana, após várias criticas recentes a segurança da população amazonense, especialmente em Manaus, Coari e Humaitá, que esteve em foco na mídia nacional por falta de combustível, roubos e falta de segurança.

Em Humaitá, sul do Amazonas, nesta última terça-feira (6) o programa do Ronda do Bairro voltou a normalidade de acordo fontes do governo, o combustível recebido e um reforço para a ‘Operação Natal 2016’ que iniciou em todo o estado no dia 23 de novembro. O objetivo é reprimir a criminalidade e garantir tranquilidade durante as compras de fim de ano.

Moradores usaram as redes sociais para comemorar a volta dos motociclistas (Equipe Ação Rápida) e do programa Ronda no Bairro que veio em boa hora para melhorar ainda mais o patrulhamento dos policiais na cidade.

Pai da Criança

Políticos locais informaram em páginas das redes sociais que entraram em contatos com autoridades da cúpula da segurança solicitando prioridade na segurança local. Fato ainda não confirmado oficialmente.

Ronda no Bairro em Humaitá-AM

A estratégia do Ronda no Bairro e ter, a cada três quilômetros quadrados, um efetivo de 18 policiais militares na vigilância ostensiva. Cada setor desse também possui uma viatura quatro rodas e duas motocicletas. A filosofia e de polícia comunitária.

De acordo com o governo do estado do Amazonas todo policial do programa em Humaitá-AM passou por um curso específico de formação em policiamento comunitário, com disciplinas de Direitos Humanos e Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos, Uso Progressivo da Força e Emprego de Armamento Não-Letal, entre outras.

Operação Natal 2016 no Amazonas

Segundo a PM,  o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento do Interior (CPI) e Comando de Policiamento Especializado (CPE) vão atuar durante a operação. Mais de 900 policiais militares estarão em ronda ostensiva até o fim do ano nas áreas de comércio. A ação também contará com policiais à paisana. A PM ira intensificar o patrulhamento ostensivo motorizados, em viaturas e policiamento a pé, em toda a capital e no interior do Estado.

Neste ano, a operação Natal contará também com policiamento montado do Regimento Montado da instituição (RPMOM) que fará o patrulhamento em alguns pontos da Zona Oeste. Outra ação determinada pelo Comando da PMAM será o “policiamento velado”, policiais à paisana, principalmente atuando dentro dos coletivos na capital para inibir os roubos e assaltos a coletivos, fazendo parte da operação “Catraca”.

As câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) serão usadas para ajudar no policiamento ostensivo, auxiliando em pontos de grande movimentação de pessoas ou parada de ônibus coletivos. Nas cidades do interior do Amazonas, mais de 600 PMs devem reforçar o policiamento.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

 

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Cidades
Comentários estão fechados.

Verifique também

Amazônia é o “futuro do Brasil”, Diz Jair Bolsonaro

Em visita a Manaus Bolsonaro opinou sobre a Amazônia para a multidão e disse que no solo d…