Cidades

CCTD deu início aos treinamentos do Cops na segunda-feira, 23

CCTD deu início aos treinamentos do Cops na segunda-feira, 23

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição, iniciou na manhã da última segunda-feira, dia 23, o Curso de Operações Policiais Urbanas e Ações em Ambientes de Selva (Cops), direcionado a policiais civis e convidados. De acordo com o presidente da CCTD, o investigador de Polícia José Alberto do Valle, 20 pessoas estão participando do curso, que teve 16 policiais civis inscritos. O treinamento será realizado ao longo de sete dias, com previsão de término no próximo domingo, dia 29 de janeiro, por volta de meio-dia.

Conforme Valle, estão participando da primeira edição do Cops quatro policiais civis do Estado de Roraima, um policial civil de São Paulo, dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBM-AM), dois militares do Exército Brasileiro e 11 policiais civis do Amazonas, entre delegados e investigadores. As atividades iniciaram às 8h, no Campus de Ensino 2 – Delegado Aquiles dos Santos Andrade, do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado (Iesp-AM), antiga Academia de Polícia (Acadepol), situado no bairro Cidade Nova, na zona norte da cidade. Ao longo da manhã, os 20 alunos tiveram treinamento teórico e prático de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático, ministrado pelos instrutores do CBM-AM.

Segundo o instrutor do CBM-AM, soldado Emerson Zwang, o treinamento de APH tático consiste em capacitar os alunos para prestar auxílio a um colega ferido diante do cenário de risco. “Eles aprenderam técnicas de improviso, denominadas ‘meios de fortuna’. Podemos resumir como tudo aquilo que não é casual ou inerente à atividade pré-hospitalar, que esteja em um ambiente hostil e que pode ser utilizado para fazer os primeiros socorros, como papelão, plástico de PVC, aba de boné para estabilizar a coluna, tiras de pano para conter hemorragia, galhos de árvores para fazer estabilização de fraturas dos membros superiores e inferiores”, disse Zwang.

O instrutor do CBM-AM destacou, ainda, que durante o treinamento foram repassadas técnicas de tratamento de fraturas e de queimaduras, além dos procedimentos a serem adotados em caso de parada cardíaca. “Repassamos aos alunos métodos que poderão ser utilizados durante o confronto policial. Eles estarão capacitados a ofertar aos colegas feridos o atendimento pré-hospitalar em áreas de risco. Nossa maior preocupação é capacitar os profissionais a prestar os primeiros socorros no local do acidente, por mais que seja durante um confronto”, pontuou.

Aula prática – Na segunda-feira, a aula inaugural, dividida em parte prática e teórica, foi realizada na Academia do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), no bairro Petrópolis, zona sul da cidade. Os alunos seguiram em marcha por alguns quilômetros e receberam instruções em quadra de salvamento aquático, dentre elas sobre tipos de nado, ação imediata, salvamento e planejamento operacional. O objetivo é qualificar os participantes para executarem atividades de busca e resgate de pessoas, animais, cadáveres e bens públicos nos diversos ambientes subaquáticos (rios, lagos, lagoas, riachos, canais, mar aberto, etc).

“O curso busca a qualificação do profissional para que ele possa ter noção de como agir diante de uma situação de grande relevância. Para que isso ocorra, é necessário que o aluno tenha dedicação, determinação e força de vontade. Além disso, é imprescindível aprender o que é um salvamento aquático, para que eles possam ter a noção do que vão fazer com a própria vida e com a do colega, em caso de extrema necessidade”, salientou o instrutor e cabo do CBM-AM, Rodolpho Carepa.

Técnicas de adaptação – Conforme o presidente da CCTD, no decorrer da fase de treinamento em ambiente urbano, o estágio teve como finalidade repassar técnicas de adaptação em situações ocorridas na água. “Hoje pela manhã realizamos a aula inaugural, onde iniciamos com prática de primeiros socorros. Pela tarde vamos praticar o módulo de natação operacional, quando o participante aprende como ele vai nadar ou ‘flutuar’ em uma situação delicada, como a que envolve uma pessoa que cai de uma embarcação e de como deve ser feito o resgate. As instruções irão seguir até as 21h”, ressaltou.

Valle explicou que o treinamento está dividido em 40% de informações teóricas e 60% de atividades práticas. Os participantes vão conhecer desde o histórico de salvamento aquático até o atendimento visando o suporte básico de vida. Na parte do resgate, irão vivenciar a entrada na água, deslocamento, mergulho em três tempos, salvamento, abordagem, deslocamento da vítima como guarda-vidas.

O curso – O Cops, neste ano, foi direcionado a policiais civis do Amazonas e convidados. O treinamento visa especializar os servidores da instituição para atuarem em ambientes urbanos, aquáticos e de selva, no combate ao tráfico de drogas e nas demais modalidades criminosas encontradas na Região Amazônica e em áreas fronteiriças do Estado.

Ao longo desta terça-feira, dia 24, as instruções foram ministradas no Campus de Ensino 2 – Delegado Aquiles dos Santos Andrade. Pela manhã foram repassadas técnicas de combate corporal, defesa pessoal, armamento e todas as modalidades de tiro. À tarde os alunos colocaram em prática os ensinamentos adquiridos nas aulas de tiro.

FOTOS: SÉRGIO AUGUSTO FERREIRA E ERLON RODRIGUES/PC-AM

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Ônibus de Apuí(AM) com destino a Porto Velho (RO) capota

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus novembro 22America/Manaus 2017

Comitiva Parlamentar realiza visita a BR-319

Jornal de Humaitá18 18America/Manaus novembro 18America/Manaus 2017

Como preparar a equipe de atendimento para as demandas da Black Friday

Jornal de Humaitá18 18America/Manaus novembro 18America/Manaus 2017

Urgente! Motociclista morre em acidente de trânsito em Humaitá-AM

Jornal de Humaitá16 16America/Manaus novembro 16America/Manaus 2017

Whatsapp: Vídeo compartilhado mostra briga em escola de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá14 14America/Manaus novembro 14America/Manaus 2017

Prefeito promete que vai pavimentar rua que liga conjuntos em Humaitá-AM

Jornal de Humaitá11 11America/Manaus novembro 11America/Manaus 2017

Caravana BR-319, formada por deputados, percorrerá rodovia a partir de terça, 14

Jornal de Humaitá11 11America/Manaus novembro 11America/Manaus 2017

Escola abandonada pelo Estado tem Princípio de incêndio em Lábrea-AM

Jornal de Humaitá11 11America/Manaus novembro 11America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá