“Todos na universidade”. Esse foi o lema que a escola estadual Roderick Castelo Branco, localizada no bairro São José Operário, zona leste de Manaus, adotou para incentivar e preparar os estudantes finalistas do Ensino Médio para as provas do vestibular. Com esse foco, a escola conseguiu aprovar, somente no Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mais de 25 estudantes.

Um dos principais mecanismos de preparação dos estudantes para o vestibular e que garantiu tantas aprovações dos alunos da escola Roderick é o projeto “Aulão no Enem sem Fronteiras”, ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), que promove aulas de reforço direcionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante todo o ano letivo. Embora voltada para o exame nacional, a ação também tem contribuído positivamente para preparar os alunos paras as provas do PSC e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), processo seletivo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De acordo com a gestora da escola estadual, professora Roseane Vargas, o trabalho que a escola desenvolve para o vestibular tem sido bem aceito pelos alunos e tem garantido excelentes resultados para a unidade de ensino. “O foco da escola é a aprovação dos estudantes no vestibular, por isso todo o nosso projeto político pedagógico é direcionado ao ingresso na universidade. Esse incentivo é marcado também pela questão motivacional, que eu, como gestora, busco sempre enfatizar nesses encontros. Além disso, trabalhamos com simulados, aulas de reforço, oficinas de redação e outras atividades que incentivam o aprendizado desses jovens e o retorno para nós tem sido positivo, pois os alunos assumem o compromisso com os estudos” ressaltou a gestora.

Ao todo, a escola contabilizou 27 estudantes aprovados pelo Processo Seletivo Contínuo; seis aprovados pelo Sistema de Ingresso Seriado; além de vários estudantes selecionados pelo Programa Bolsa Universidade e que terão bolsas de estudo para cursar o nível superior.

Aulões – Realizados aos sábados, durante todo o ano letivo, o projeto “Aulão no Enem sem Fronteiras” disponibiliza aulas de reforço para as escolas públicas estaduais da capital e são transmitidas via Centro de Mídias de Educação para as unidades do interior do Estado.

Na escola Roderick Castelo Branco, segundo a gestora Roseane Vargas, os aulões tiveram um impacto bastante positivo e a participação dos estudantes foi muito expressiva. “A participação dos nossos alunos nos aulões do ano passado foi muito positiva. Chegamos a ter 700 alunos em um único sábado. Isso mostra o compromisso não apenas dos estudantes, mas também dos professores, que realizam esse trabalho”, contou.

Reconhecimento – A jovem Natasha Marinho de Oliveira, que concluiu os estudos na escola Roderick Castelo Branco, foi aprovada em Química pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para ela, a escola teve papel fundamental nesse resultado. “Esse mérito não é só meu, mas sim dessa escola e essa equipe maravilhosa que incansavelmente lutou para o sucesso de todos. Nunca fiz nenhum cursinho, porém, nunca faltei em nenhum aulão. Cada um luta com as armas que tem. Agradeço à gestora e a todos da escola Roderick, que me ajudaram muito”, afirmou a aluna.

Aprovado para o curso de Engenharia no PSC e para Matemática na UEA, Irislan Oliveira dos Santos, afirmou que está muito feliz com o resultado e que a escola também contribuiu muito para a sua aprovação. “Participei dos aulões em todos os sábados, além de ter feito cursinho e também estudado em casa. Isso garantiu a minha aprovação. Estou muito feliz e ansioso para o início da faculdade. A escola também teve papel importante nesse resultado, pois os professores, em especial a professora Roseane, sempre nos incentivaram. Ela foi como uma segunda mãe para mim”, ressaltou o estudante, que cursará Engenharia.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Cidades
Comments are closed.

Leia mais

Cabo Maciel cobra da Seduc professores para atender escolas da PM

Em pronunciamento desta quinta-feira (22), o deputado Cabo Maciel (PR) cobrou um posiciona…