Começa nesta quarta-feira (12), no ginásio poliesportivo de Maués, Padre Leão Martineli, os Jogos Escolares de Maués, após o hiato de mais de um ano por falta de apoio da gestão municipal anterior.

No total, 250 estudantes/atletas, de 12 a 17 anos, matriculados nas redes municipal e estadual de ensino – e no Instituto Federal de Educação (Ifam) – participarão até o próximo dia 25, das competições em cinco modalidades: handebol, futsal, vôlei, vôlei de praia e atletismo, nas categorias masculino e feminino, e nas faixas etárias juvenil e infantil.

A competição indicará os representantes da delegação da Terra do Guaraná que irá disputar em maio, a seletiva regional no município de Boa Vista do Ramos. Em junho, os classificados no Baixo Amazonas seguem para Manaus, onde disputam os Jogos Escolares do Amazonas.

A meta da Prefeitura de Maués, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, é levar uma delegação de 180 a 200 pessoas, entre atletas, técnicos e preparadores físicos para Boa Vista.

Por iniciativa da prefeitura, pela primeira vez o município enviará representantes em todas as categorias e modalidades para a seletiva regional.

“O esporte desempenha um papel fundamental, especialmente no cotidiano da juventude. É uma atividade saudável e que afasta os jovens da ociosidade. Estamos recuperando o tempo perdido e em breve, teremos novas ações no setor”, destacou o prefeito Junior Leite.

Entre as iniciativas já em andamento pela prefeitura estão o apoio para participação dos estudantes das comunidades rurais e ribeirinhas e a recuperação do ginásio Padre Leão Martinelli, sede dos jogos escolares, que nas últimas semanas recebeu nova iluminação, teve sua estrutura reformada e a pintura na quadra.

Também já foi confirmada a parceria com técnicos e monitores da Secretaria Estadual da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) para treinar e acompanhar o desenvolvimento esportivo dos atletas que irão compor a delegação na seletiva regional.

 

Tabela

        Após a cerimônia de abertura dos Jogos às 15h, quatro partidas de futsal abrem a competição.

 

1 – Futsal Masculino Infantil: Santina Felizola X Francisco Canindé

2 – Futsal Feminino Juvenil: Maria da Graça X Ifam

3 – Futsal Masculino Juvenil: Francisco Canindé X Santina Felizola

4 – Futsal Masculino Juvenil: Salum de Almeida X Ifam

 

        Com exceção das provas de atletismo, que serão disputadas no estádio municipal Manoel Baraúna Filho e no Largo Marechal Deodoro, as demais modalidades serão realizadas no ginásio Padre Leão Martinelli.

Para isso, um esquema especial de segurança, incluindo a revista de bolsas e mochilas será realizada na entrada do local.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Maués Folia 2018 terá 42 horas de festa na Terra do Guaraná

Começa neste sábado (10) o Maués Folia 2018, evento promovido pela prefeitura da Terra do …