O Centro de Treinamento de Tiro Policial (CTTP) da Polícia Militar do Amazonas formou a 10ª turma de policiais em Estágio Básico de Tiro, um treinamento para aperfeiçoamento do manuseio de armas e técnica de tiro.

O CTTP foi ativado em julho de 2013 e já capacitou 4.600 policiais em treinamento de tiro, entre policiais civis e militares. O estágio básico tem duração de uma semana com 44 horas de atividades, divididas em aula teórica, simulador e aula prática. Da 10ª turma participaram 22 policiais militares.

A 10ª turma em formação teve o objetivo de nivelar o conhecimento técnico e aperfeiçoar o serviço prestado pelo policial à população, com aprimoramento da prática de uso do armamento.

Segundo o chefe do CTTP, tenente-coronel PM Everton Cruz, o curso é importante para manter os policiais capacitados para atuarem nas ruas e em situações de conflito. “Faz parte do trabalho do policial manusear a arma visando à segurança da população, por isso, a importância dessa formação contínua, para deixar o policial ainda mais preparado para defender a sociedade e se proteger de eventuais confrontos”, afirmou.

A instrução de tiro também busca padronização de procedimentos para dar mais segurança aos envolvidos na ação. O treinamento básico é feito com pistola, onde cada policial, em diferentes posições, realiza uma sequência de tiros em direção a um alvo fixo.

O tenente-coronel Everton Cruz destaca que a arma de fogo é o último recurso utilizado pelo policial. “O profissional de segurança pública tem como intenção cessar agressão com diálogo e negociação. Porém, preparamos o policial para um possível conflito, para que quando ele faça o uso da arma seja em segurança, não gere riscos a inocentes nem a ele mesmo”, comentou o chefe do CTTP.

Além do Estágio Básico de Tiro Policial, o Centro de Treinamento oferece os cursos Tiro Intermediário, Avançado para Tropas Especiais e método Giraldi. Os cursos são ofertados pela Polícia Militar para policiais de todos os órgãos de Segurança.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Aprovado o Plano Diretor da Comissão do Sistema Prisional do CNMP para o biênio 2018-2019

Em reunião realizada nesta quarta-feira, na sede do Conselho Nacional do Ministério Públic…