O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Parintins (3ª. CIBM), formou a primeira turma de voluntários de 2017, no Curso de Atendimento Pré-hospitalar. Com a formação, os comunitários poderão apoiar os militares em situações de emergência na cidade.

“Nosso objetivo foi proporcionar aos participantes, conhecimentos de técnicas necessárias para a atuação em situações emergências, visando sempre preservar vidas, até que o atendimento médico seja efetuado”, enfatizou o Coordenador do curso, sargento Jerry Dener.

Ao todo 78 alunos, moradores da cidade de Parintins, participaram do curso, que teve 80 horas de duração. Entre as técnicas ministradas por quatro instrutores bombeiros militares, estão a manipulação e transporte de pacientes; o reconhecimento do estado de choque; parto emergencial; fraturas; queimaduras; hemorragias e ainda a retirada de capacete e manipulação de 90 a 180 graus (técnica de rolamento que posiciona a vítima de trauma sobre a prancha, com cuidado especial a estabilização da coluna cervical).

Um simulado de acidente de trânsito, com múltiplas vítimas, marcou uma das etapas do curso. Nesta fase, os alunos tiveram que avaliar e agir no cenário de desastre, desde o acionamento, isolamento da área, até o correto transporte dos acidentados. Ação que aconteceu na praça da catedral de Parintins e chamou a atenção dos moradores.
A formatura foi realizada na noite deste sábado, 13, no pátio do quartel da 3ª. CIBM.⁠⁠⁠⁠


Assessora de Comunicação

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Quadrilha especializada em roubos e sequestros-relâmpago de Rondônia é presa em Humaitá-AM

Policiais Militares da Força Tática em Humaitá no sul do Amazonas, efetuaram a detenção de…