A deputada federal Conceição Sampaio (PP/AM), informou, na tarde desta quinta-feira (11), que recebeu do prefeito de Manaus, Arthur Neto, e do secretario Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanual, um pedido para a articulação de apoio do Governo Federal na questão do acolhimento a cerca de duzentas famílias de indígenas da etinia Warao, da Venezuela, que estão vivendo em baixo de pontes e viadutos da capital amazonense.

Conceição informou que imediatamente marcou uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que garantiu à deputada e ao Prefeito que o Governo Federal irá dar o apoio necessário a Manaus, inclusive por meio do aporte de verbas.

A confirmação do repasse de recursos foi possível graças à publicação no Diário Oficial do Município, do dia 4 de maio de 2017, do decreto nº 3.689, que declara situação de emergência social em Manaus, pelos próximos 90 dias, prorrogáveis por mais 30.

“Recebemos o compromisso do ministro de enviar emergencialmente para Manaus a melhor quantia que ele puder, dentro das possibilidades do ministério”, disse o prefeito.

Segundo Conceição Sampaio, durante a reunião foi articulado também o apoio do Ministério das Relações Exteriores, que poderá envolver a Organização dos Estados Americanos e a própria Organização das Nações Unidas, por meio da montagem de um campo de refugiados, se necessário.

”Esse é um problema que tem que ser enfrentado pela prefeitura com a ajuda do Governo do Estado e, principalmente, do Governo Federal. É um problema social que temos que enfrentar. E mesmo que o município já esteja executando ações, é preciso uma definição enquanto país para sabermos como devemos fazer”, destacou a parlamentar.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Manchete

Leia mais

Cabo Maciel cobrou os benefícios dos policiais militares durante reabertura da Aleam

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam…