Zerar as filas de espera de exames, consultas e cirurgias no Amazonas em até 90 dias será a meta principal do Plano Emergencial da Saúde lançado pelo governador David Almeida, na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, na sede do Governo do Amazonas, na Compensa II, zona oeste de Manaus.

Com o programa, batizado de “Fila Zero”, David Almeida quer acabar com a espera de 137,4 mil pessoas que esperam para realizar consultas e exames e 6,9 pacientes na fila para as cirurgias no Estado. “Esse é um plano que estava pronto e nós vamos por em prática imediatamente. Sabemos que o tempo é curto, mas zerar a fila para estes serviços é a nossa prioridade”, afirmou Almeida.

De acordo com o governador, já a partir desta quarta-feira, exames e consultas começam a ser agilizados em todas as unidades hospitalares do Amazonas. “Já a partir de hoje, nenhuma pessoa que ligar para marcar uma consulta ficará sem atendimento”, garantiu.

Para garantir os resultados, David Almeida disse que vai “Otimizar a gestão interna da Secretaria de Estado de Saúde, priorizando o direcionamento correto de recursos financeiros para a garantia da assistência à população e aproveitando integralmente os recursos humanos, técnicos, e de infraestrutura da rede de saúde”.

Para dar a celeridade necessária, David Almeida realizou uma série de reuniões com gestores das unidades hospitalares do Amazonas, que inclusive receberão uma série de melhorias tanto na estrutura, quanto nos atendimentos. Para o plano, inicialmente, serão utilizados apenas recursos do Estado.

Segundo o secretario de Estado de Saúde, Vander Alves, as cirurgias começam a ser aceleradas já nesta quinta-feira, 18 de maio. “Nos reunimos hoje para alinhar os últimos detalhes e amanhã a oferta de cirurgia ganhará celeridade para atender as quase sete mil pessoas das filas de espera”, completou.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde

Leia mais

Festival paraense volta a Manaus na Arena da Amazônia

No início de março Manaus volta a ser palco do sucesso festival paraense que arrecadará o …