Em uma reunião, na sede do Governo, na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, com representantes de 18 “cooperativas” de médicos que prestam serviços no setor de Saúde do Estado, o governador do Amazonas, David Almeida, se comprometeu em colocar o pagamento das empresas terceirizadas do setor em dia. Com a medida, o governo pretende regularizar os salários dos profissionais que atuam nas unidades públicas do Estado.

Desde o início da gestão de David Almeida, foram repassados R$ 36 milhões às terceirizadas e, nesta sexta-feira, 19 de maio, serão mais R$ 9 milhões. Os pagamentos já estavam programados, dentro do cronograma estabelecido pelo governo. “Tenho um compromisso muito grande com o pagamento de pessoal e das empresas que empregam pessoas e a saúde é minha prioridade”, afirmou.

Ainda segundo David Almeida, que estava acompanhado dos secretários de Estado de Saúde (Susam), Vander Alves, e da Fazenda (Sefaz), Francisco Arnóbio, para garantir o melhor uso dos recursos da pasta, contratos serão revistos e repactuados de acordo com as condições da administração pública e da prioridade.

Ele ainda pediu o apoio da classe médica para por em prática o Plano Emergencial da Saúde, lançado quarta-feira, 17 de maio, e que pretende zerar as filas de espera para exames, consultas e cirurgias no Estado. “Hoje, nós recebemos as cooperativas que representam os médicos que atuam em todas as unidades do Amazonas. Os próximos que vamos chamar serão os enfermeiros e técnicos”, adiantou.

Segurança – A notícia dada pelo governador foi bem recebida pelos representantes das 18 cooperativas, que representam em torno de dois mil médicos de todo o Estado. A garantia de pagamento e priorização do setor animou os profissionais e garantiu cooperação.

Para o procurador da União Vascular de Serviços Médicos (Univasc), Marcos Sampaio, a iniciativa de Almeida dá mais segurança para os profissionais. “Nós vemos boa vontade do governador em nos chamar para o debate e abrir uma porta que estava fechada, a do diálogo. Com certeza essa é uma atitude sabia e que vai beneficiar tanto os trabalhadores quanto a população”, afirmou.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde

Leia mais

Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios…