Laboratório de Sorologia e NAT conquistam mais uma vez o certificado de proficiência técnica do Ministério da Saúde

Laboratório de Sorologia e Núcleo de Agências Transfusionais (NAT) da Fundação Hemoam conquistam mais uma vez o certificado de proficiência técnica pelo programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ), da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, conforme as legislações atuais, portaria 158° e a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 34/2014, que estabelecem a obrigatoriedade dos Hemocentros nacionais participarem de programas de qualidade externa.

Proficiência Técnica – O programa de proficiência técnica tem por objetivo assegurar a qualidade hemoterápica e verificar se os laboratórios estão obedecendo às normas requeridas pelo Ministério da Saúde. A Coordenação de Sangue por meio da Bio-Manguinhos/Fiocruz enviam para o Hemocentro um painel de soro (conhecido também como painel cego, específico para cada laboratório), a cada quatro meses durante o ano, para serem testados pelos laboratórios. Pela Sorologia, são realizados os testes de sangue, enquanto pelo NAT testes de biologia molecular. Um dos critérios dessa avaliação prática é cumprir o prazo da entrega do resultado desses testes, entre 15 a 20 dias, por meio de uma planilha online disponível, no site do Ministério da Saúde.

Além disso, também são enviados dois testes teóricos, com perguntas técnicas, específicas, para serem respondidas pela equipe do setor correspondente. Após o processo finalizado, a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, disponibilizam um relatório oficial e informa o Hemocentro ganhador e o contempla, com um Certificado de Proficiência Técnica, quando este atingiu 100% de satisfação, nos testes, prático e teórico.

A participação no programa de Avaliação Externa da Qualidade, também é indicada pela Anvisa e pela AABB (Associação Americana de Banco de Sangue ), pelo qual o Hemoam se prepara para ser auditado. Desde 2011, o Laboratório de Sorologia participa do programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) e atingiu 100% de avaliação positiva, o que resultou na conquista do certificado de proficiência técnica, nos anos 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

O Laboratório NAT passou a participar do programa há quatro anos e atingiu 100% de avaliação em 2014, 2015 e 2016. De acordo com a gerente do Laboratório de Sorologia/NAT, Dra. Cláudia Abrahim, explica a importância dos laboratórios conquistarem esse certificado de qualidade ‘’este reconhecimento serve como uma atualização técnica para os testes desenvolvidos aqui, engrandece também a equipe de trabalho’’.

A gestora também reconhece o trabalho dos envolvidos, diz que são dedicados e comprometidos, em particular com os resultados, que envolvem a coletividade, em ambos os laboratórios ‘’É uma equipe pronta para atender a demanda diária e fazer o melhor na Sorologia/Nat’’, destacou a gestora com satisfação.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Deixe uma resposta

Check Also

O Natal, crise de ansiedade e depressão

Você sabia que aumenta a incidência de casos de crise de ansiedade ou mesmo de depressão c…