Humaitá-AM. A promoção do turismo regional, assim como as dificuldades, oportunidades e soluções para o seu desenvolvimento, dominaram as discussões durante uma Audiência Pública realizada, no final de semana, em Humaitá. O encontro teve a intermediação da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Ctur/Aleam), presidida pelo deputado Francisco Souza (PTN).

O parlamentar acredita que governantes e sociedade devem se engajar na busca permanente por alternativas que ampliem as chances de um turismo autossuficiente, com aproveitamento de seus recursos naturais e o impulso dos cofres públicos. “Creio que esse seja um canal para o desenvolvimento do interior do Amazonas. Isto porque é do turismo que vem a maior geração de empregos, diretos e indiretos, sendo esse mecanismo o responsável pelo aquecimento de uma economia local”, justificou Souza.

Durante os debates, que ocorreram no auditório do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Humaitá, empresários da rede hoteleira e demais segmentos, associações de agricultores e artesãos, além da Secretaria de Cultura e Turismo do município, questionaram o papel do Estado e da União na condição de promotores de finanças públicas para as cidades com fortes tendências turísticas. “O que ainda falta para os nossos governantes abrirem os olhos e perceberem o quanto o país perde, e muito, com a falta de investimentos no pólo turístico?”, questionou o deputado.

Já a gerente de Programas e Projetos da AmazonasTur, Tina Vasconcelos, defendeu maior infraestrutura e políticas municipais para que o turismo local seja satisfatório, não apenas para os visitantes, mas também para a população. “Inclusive já foi criado o Fundo Municipal de Turismo de Humaitá em uma clara demonstração de que o povo começa a se sensibilizar para os produtos turísticos da cidade. E não só isso: apontar soluções e trabalhar para que as oportunidades sejam viabilizadas”, ensinou.

Carta de intenções

Ao final da Audiência Pública, o deputado Francisco Souza propôs a elaboração de uma carta de intenções a ser entregue, em mãos, ao governador David Almeida (PSD). No documento, as maiores dificuldades e as possíveis soluções para que o turismo de Humaitá “decole” e passe a gerar renda e emprego a população local.


*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Cultura

Leia mais

Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios…